Bastante gente sabe que minha banda preferida (em empate técnico com os Beatles, mas Beatles é hors concours) são os Ramones. Hoje me deu vontade de escrever o porquê disso.
Vejamos o que era a tendência do rock no início dos anos 70, pouco antes do Ramones (pelo menos a tendência do rock "mainstream"): Led Zepelin com solos de guitarra de meia-hora. Bandas progressivas como Pink Floyd com sua música extremamente elaborada, com alta qualidade técnica e raios laser. Psicodelia total de caras como David Bowie e a última fase dos Beatles. Prodígios da guitarra como o Jimi Hendrix e bandas mais próximas do metal ou hard rock como o Black Sabbath e o Deep Purple.
Todas bandas tecnicamente sensacionais. Não se pode questionar a arte desses caras (embora se possa gostar ou não gostar). Mas todas elas meio que se afastavam do rock básico, original, simples, trivial mas verdadeiramente rock. Baixo bateria e guitarra. 1-2-3-4! Músicas rápidas, mensagens poderosas. Uma rebeldia que talvez a "nerdice" musical do Pink Floyd ou do Led não representasse mais, pelo menos não com a mesma energia (na minha visão).
Aí, nesse cenário o Ramones aparece, chuta o balde e traz de volta o rock simples, mas que sendo simples tinha dominado o mundo nos anos 60. E trazem o rock simples ainda mais rápido e potente do que era antes. Com letras escrachadas. Traz a diversão e a alegria de volta. Traz o punk rock! E a partir daí surgem milhares de bandas pelo mundo todo, do Sex Pistols ao Green Day, e, ao menos pela atitude, se não tanto pelo som, até o grunge do Nirvana. Não dá pra desqualificar os caras por não terem a técnica de guitarra do Hendrix ou do Jimmy Page. A ideia não era essa.
Não estou desmerecendo as bandas que citei acima, só estou colocando o contraste do Ramones com todas elas e colocando a ideia de que o Ramones era necessário naquele momento pra trazer o rock de volta (e hoje também, seria necessário que surgisse uma banda assim. Quem nos dera...), mostrando que eles representaram algo realmente dissonante com a realidade da época, com alta criatividade e originalidade. Isso pra mim é arte pura.
Fazendo uma analogia com guerras, já que o rock tem muitas vezes algo de violento, o metal soa como um tanque de guerra: Sólido, lento e pesado. O punk como uma metralhadora: Rápido, ágil e mortal. Ambos tem seu lugar e sua aplicação na guerra. Eu prefiro as metralhadoras. Mas respeito e de vez em quando até ouço os tanques.
"We need change, we need it fast
Before rock's just part of the past
'Cause lately it all sounds the same to me
Oh oh oh oh, oh oh"
Ramones
Nenhum comentário:
Postar um comentário