segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Massa

Que bela corrida de Formula 1 ontem em Interlagos. O campeonato mundial foi decidido literalmente na última curva. No último quilômetro. Massa precisava vencer e torcer para que Hamilton, com sete pontos a mais antes da corrida, chegasse em sexto ou pior para ficar com o título. Massa fez uma grande corrida, vencendo de ponta a ponta e cumprindo sua parte. Com umas sete voltas para o fim da corrida, Hamilton vinha tranqüilo, em quarto lugar, com apenas Vettel com alguma chance de alcançá-lo, o que não era problema, já que a quinta posição servia para o britânico. Eis que nesta hora, faltando umas cinco voltas, começa a chover em São Paulo. Todos os carros fazem o pit stop para colocar pneus de chuva, com exceção das Toyotas. Uma delas, a de Timo Glock ultrapassa Hamilton durante a parada, deixando o piloto da McLaren em quinto. Na penúltima volta, ou talvez no início da última, Vettel consegue finalmente a ultrapassagem sobre Hamilton. Tendo sido superado por Glock e Vettel, Hamilton estava ficando em sexto lugar e vendo o título ir embora pela segunda vez consecutiva. Mas para sua sorte, e azar do brasileiro Massa, a chuva apertou naquela última volta, deixando a Toyota de Glock, ainda com pneus para pista seca, muito lenta. Lenta o bastante para que Vettel e Hamilton a superassem na última curva. Hamilton cruzava a linha de chegada em quinto lugar e ficava com o título mundial de pilotos.

A Ferrari fica com o título de construtores. Devo dizer que me parece um pouco injusto e que talvez mais justo fosse o contrário. Explico. Massa perdeu pelo menos 20 pontos, duas vitórias praticamente certas, por problemas mecânicos ou da equipe. 10 na Hungria, quando fundiu o motor Ferrari; e 10 em Cingapura, quando um mecânico lhe deu luz verde para sair do pit stop com a mangueira de combustível ainda engatada no carro. Hamilton, que eu me lembre não perdeu nenhum ponto sequer por problemas no carro ou erros da equipe (se alguém sabe de uma situação assim que eu não tenha lembrado, avise nos comentários). Ainda assim terminou o campeonato apenas um mísero ponto a frente do brasileiro. Ora, isso demonstra que o piloto Hamilton, perdeu 19 pontos a mais que massa por erros dos próprios pilotos. 19 estes que foram compensados pelos 20 perdidos pelos problemas do construtor Ferrari. Ainda assim, Hamilton fica com o título de pilotos e a Ferrari com o de construtores. Tudo bem. É o tal de Kovaleinen da McLaren que é muito ruim mesmo. Foi boa a sensação de ver um brasileiro quase campeão da F1 de novo. 17 anos depois do último título do Senna, em 91. Quem sabe ano que vem passamos do "quase". O Massa está fazendo um grande trabalho. Disso não há dúvidas.

Quem não está fazendo um grande trabalho é o Internacional, no Brasileirão. Com um dos times mais caros do campeonato, ocupa um modesto nono lugar. Lamentável. Só ganhando a Copa Sulamericana pra salvar o ano. Veremos quinta-feira. Jogão contra o Boca na Bonbonera.

Minha irmã Tati continua com a retrospectiva de algumas viagens que fizemos juntos. Dessa vez ela fala sobre nossa visita à Atenas, cidade belíssima. Confere lá!

Um comentário:

Marina disse...

Vi as fotos de Atenas. Incrível como turista sempre tem cara de turista...

Lembro que fiquei de comentar sobre a corrida aqui, mas não sei se o fiz... Bom, deixa pra lá...
Abraço.