terça-feira, 27 de dezembro de 2005

E Tome Neve


Buenas, hoje, ou melhor, desde ontem a noite está caindo neve pela terceira vez em Lugano desde que eu cheguei aqui. Desta vez eu tirei algumas fotos para mostrar pra vocês que estão aí na praia. Esta primeira foto é perto da faculdade, ontem a noite.



Esta é a mesma árvore de Natal do post anterior, por um outro angulo.







E esta é uma esquina lá perto de casa. A propósito, clicando em qualquer foto deste blog, vocês podem ver a respectiva foto em um tamanho maior.

sábado, 24 de dezembro de 2005

Boas Festas!


Este post é para desejar um ótimo Natal e um 2006 cheio de felicidades e realizações para todos os amigos e parentes aí no Brasil! Ah, a foto é aqui mesmo em Lugano. Uma árvore de Natal montada já há alguns dias e o prédio ao fundo é a prefeitura da cidade. Mais uma vez, Feliz Natal e próspero ano novo! Auguri!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2005

Formatura



Não poderia deixar de homenagear a minha querida filha, que acaba de se formar na pré-escola. A qualidade das fotos não está tão boa, pois foram escaneadas e enviadas do Brasil pra Suiça, mas é o bastante para encher esse papai aqui de orgulho. Parabéns Mariana!






Pelo jeito a mamãe tambem ficou orgulhosa! Amo muito vocês duas! Estou com saudades.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2005

Fondue


Neste sábado rolou um fondue de queijo lá em casa. Estava muito bom. Aproveito a ocasião para apresentar a vocês mais alguns dos meus colegas. Da direita para a esquerda na foto estou eu, Romain (França), Jochen (Alemanha), Anna (Bulgária), Alex (Alemanha), Mircea (Romenia) e Jeff (EUA). Estava na bagunça também o Nicolas (Suiça) que tirou essa foto e ajudou muito na escolha dos ingredientes e no preparo do verdadeiro fondue suiço. Estava muito bom mesmo! Pra dar um toque brasileiro ao jantar, assistimos DVDs da Rita Lee e da Cássia Eller e tomamos caipirinha.

terça-feira, 13 de dezembro de 2005

Zurique 2, O Sábado



Uma bela imagem de Zurique.



...

E mais outra bela imagem de Zurique. Ok, o dia estava nublado, mas quanto mais para o norte da Europa se vai menos luz do sol se vê. Ainda assim gostei das duas fotos!



Uma das coisas mais legais na Europa é a arquitetura. Eu acho muito legal esse tipo de prédio aí da foto. É um dos prédios da ETH, a Universidade de Zurich.



Mais um prédio interessante da Universidade local.



Um dos prédios na área da universidade é um museu de paleontologia/história natural. Fomos visitar. Achei o museu bem legal, e acabei fazendo amizade com esse bicho aí da foto.



Interessante essa foto da galera admirando uma bela vista da cidade.





Encerramos a noite comendo "kebabs". Um lanche turco bom pra caramba e que parece ser bastante popular tanto em Zurique quanto em Lugano.



Tomando uma aguita no albergue antes de dormir e pegar o trem de volta pra Lugano na manhã seguinte. Comprei essa touca aí e o Nicolas me apelidou de Carlos Santana por que acha que eu fiquei parecido com o cara de touca. Por acaso eu pareço o Carlos Santana? Quem sabe se eu deixar um bigodinho e começar a tocar guitarra heheheh.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2005

Zurique



Buenas, pela primeira vez desde que cheguei na Suiça, saí para viajar e conhecer um pouco este país onde vim morar. Eu e mais três colegas aqui do doutorado fomos para Zurique no último fim de semana, e a seguir mostro algumas fotos aos eventuais visitantes deste blog. A primeira foto é de quando chegamos, sexta-feira já no fim da tarde. Como muitas outras cidades européias, Zurique fica as margens de um rio e de um lago, no qual este rio deságua.



Mesmo a noite, já saimos para explorar a cidade. Uma das coisas interessantes que vimos foi esta loja da segunda foto. Ou o dono da loja não tem noção de espanhol, ou não gosta muito da mãe dele, ou eu não entendi o que ele quer dizer. O fato é que ele conseguiu chamar a nossa atenção para a loja dele.



Claro que saimos para jantar em um dos excelentes (e carissimos) restaurantes da cidade. "Mangiamo" uma comida tipica alemã muito boa e depois saimos excursionando pelos diversos bares da região, tomando uma ou duas cervejas em cada bar. A terceira foto mostra os meus parceiros de viagem em um desses bares que visitamos. Da esquerda para a direita: Jeff (EUA), Nicolas (Suiça) e Cyrus (EUA). Amanhã ou depois eu coloco aqui as fotos do sábado em Zurique. Ciao!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2005

Parabéns


Parabéns ao Inter por ser o verdadeiro campeão Brasileiro 2005. Parabéns aos Srs. Luis Zveiter e Márcio Resende de Freitas por tirarem o prazer de todos os torcedores do Brasil de comemorar este grande titulo.

sexta-feira, 25 de novembro de 2005

Neve!

Buenas, como cada dia ficava mais frio, inevitavelmente ia ter que cair uma nevesita. Bom, se neve fosse chuva, o que está caindo hoje seria uma garoa. Mas de qualquer forma foi a primeira vez que eu vi cair gelo em flocos do céu. No Brasil eu só tinha visto cair gelo em pedra mesmo.

Pra que geladeira? Deixa a cerveja na rua que gela mais rápido. Pra que congelador? Deixa o guizado na rua pra economizar energia! Brrrrr!

quinta-feira, 24 de novembro de 2005

Friaca!

Pois é, a cada dia que passa faz mais frio por essas bandas. Hoje de manhã dava pra saber quais os carros que passaram a noite na rua pela espessura da camada de gelo das capotas. A sensação térmica é mais ou menos como estar em julho, as 6:45 da manhã no Cassino esperando o ônibus pra ir para o colégio São Francisco. Só que a temperatura fica assim o dia todo, não só as 6:45 da manhã. Bom, pelo menos ninguém é obrigado a se vestir de verde pra encarar o frio. Esse frio todo deve ser o Natal que está chegando "ho ho ho". Ontem começaram a montar uma bela árvore de Natal aqui em frente a prefeitura, quando ficar pronta eu mostro pra vocês. Tambem estão pendurando luzinhas de Natal pela cidade.

Enquanto isso, no Brasil, parece que tá todo mundo indignado com o calor. Já li relatos de amigos e/ou familiares em Rio Grande, Pelotas, Porto Alegre, Florianópolis e Campinas, todos reclamando do calor. Deve ser o tal do aquecimento global.

E que venha o Palmeiras!!

quinta-feira, 17 de novembro de 2005

Estamos na Copa!


Ta bom, alguém vai reclamar que eu estou falando de futebol de novo, mas eu gosto desse jogo, fazer o que. É o seguinte, no Brasil o Globo Esporte talvez toque no assunto, ou talvez nem isso, mas ontem a Suiça se classificou para a Copa do Mundo de 2006. Foi na repescagem contra a Turquia. Os "rossocrociati" perderam por 4x2 em Istambul, mas mesmo assim se classificaram, pois haviam ganho o primeiro confronto em casa por 2x0. Eu sempre fui contra esse negócio de gol fora valer mais, mas quem se importa, estamos na copa! Fiquei muito contente, porque a classificação da Suiça garante um clima de copa do mundo aqui na Suiça no ano que vem, para o caso de eu não conseguir ir pra Alemanha. O mais legal é que depois do jogo rolou um buzinaço. Carros passavam com bandeiras e pisca-alerta ligado, e uma galerinha de vermelho e branco com bandeiras comemorava a classificação. Mesmo as 11:30 da noite ainda era possível ouvir os caras buzinando apesar da lei do silencio que dizem ser rigida apos as 22hs. Me senti em casa. Foi meio que uma prévia de como vai ficar a Silva Paes em Rio Grande quando o Inter for campeão daqui a alguns dias. Só que lá vai ter muito mais gente na várzea e a bagunça vai passar das 23:30. Sim, pra quem não sabe o Inter ganhou ontem e o Corinthians perdeu. Basta um "simples" 2x0 domingo pra tirarmos a diferença do Corinthians tanto em pontos quanto em saldo de gols. Isso se o Zveiter não anular os jogos de ontem, claro. Enfim, hoje sou um pouco mais "rossocrociato" do que ontem e mais Colorado do que nunca. Em tempo, rossocrociato quer dizer algo como "vermelho com uma cruz" em uma tradução muito tosca. Faz referencia a bandeira e ao uniforme da seleção Suiça.

sábado, 12 de novembro de 2005

Cartão Postal


Buenas, eu já estou aqui há algum tempo e ainda não tinha mostrado pra vocês o cartão postal de Lugano. Então, com vocês, "il Lago di Lugano". O lago é grande, vai até a Itália. O lugar é legal pra sentar em um banco e ler um livro olu simplesmente admirar a paisagem.

No verão tem uma série de passeios de barco e pedalinhos que se pode alugar para passear no lago. Agora em novembro já está começando o inverno e não vi muitas opções de passeio. Fica para o próximo verão, em junho ou julho de 2006.

quarta-feira, 9 de novembro de 2005

Futebol Europeu

Ontem rolou um futebolzinho aqui perto da USI. Nada melhor que correr atrás de uma bola para esquecer o stress do dia a dia. Toda a terça-feira vai rolar "soccer practice" das 18 as 20 hrs. Duas horas de relax. Ainda mais que é futsal, minha modalidade de futebol favorita. No meu time jogaram dois italianos: um professor (Michele, sim, em italiano Michele é nome de homem e se pronuncia "Miquele", alguem lembra do Michele Alboreto da Formula 1?) e um doutorando (Marco, que jogou com a camisa da seleção brasileira), um francês (Cedric, tambem doutorando) e mais dois carinhas que estavam por lá (acho que eram suiços). Pude constatar pessoalmente que o futebol europeu é de mais pegada, marcação. Basta pegar a bola, mesmo no campo de defesa, e sempre tem um ou dois caras te marcando em cima. Mesmo assim consegui marcar meu primeiro golzinho aqui na Suiça. Muito legal. Ah, falando em futebol, agora em vez de assistir ao Milton Neves aos domingos, assisto a Domenica Sportiva. Já estou sabendo tudo sobre a "crise" na Inter de Milão, que alias é o time que eu escolhi pra torcer aqui, apesar das cores azul e preto. O Marco ficou de combinar para irmos assistir a um jogo da Inter na Champions League, assim que o Adriano voltar a sua melhor forma. Alguem pode perguntar por que vou torcer pra time italiano se estou na Suiça. Bom, o negócio aqui na Suiça é hockey no gelo. Eu até gosto de ver o esporte, mas por enquanto ainda prefiro o futebol. Vi um jogo do HC Lugano - time local de hockey - na TV e a torcida pareceu bem fanática, comemorando gols mais ou menos da mesma forma que os brasileiros comemoram no futebol. Nem pareciam suiços, tamanha era a "várzea" naquela torcida. Eventualmente vou ir assistir um jogo desses tambem e posto aqui as minhas impressões.

segunda-feira, 7 de novembro de 2005

Universita della Svizzera Italiana


Pois é, eu vim aqui pra estudar, então aqui vai um post sobre minha nova universidade, a USI - Università della Svizzera Italiana. O ambiente é bem legal, quase todos os doutorandos são estrangeiros, então todo mundo estando no mesmo barco, todos tentam se ajudar e a galera é bem amigável. Só para terem uma idéia, na sala onde trabalho tem um francês, um indiano, um americano, um alemão, uma bulgara, uma servia e um Suiço da parte francesa da Suiça. Todos doutorandos e ninguem fala italiano. A minha orientadora tambem é gente fina. A Universidade é nova, nosso prédio ainda está em construção, mas mesmo assim não nos falta nada em termos de infra estrutura e os professores tambem me parecem bons. Já cheguei trabalhando como assistente de professor (PED como dizem na Unicamp). Ainda bem que mesmo as aulas da graduação são em inglês, de forma que é possivel a comunicação com os alunos. Na disciplina em que estou trabalhando o pessoal tem que entregar um trabalho por semana, o que implica em trabalho pra mim e para a outra assistente, pois temos que elaborar e depois corrigir os trabalhos. A proposito, a disciplina chama-se "netcentric computing", e é meio que uma mistura de SO com sistemas distribuidos. Por enquanto estamos abordando sincronização, dining philosophers, threads em Java, etc.

sexta-feira, 4 de novembro de 2005

Lar


Finalmente! Achei um ape legal pra morar. Vou ficar nesse apartamento por pelo menos três meses até a turma chegar. Depois podemos nos mudar para algum outro lugar. O apartamento é bem legal, já mobiliado e com tudo que preciso. Tem até uma tvzinha. Se bem que eu trocava os vinte e poucos canais em alemão pelo Sportv pra ver o Inter ser campeão brasileiro. Enfim, o importante é que meus dias de stress no albergue estão encerrados. Só falta agora instalar a Internet no ape e vou estar me sentindo em casa.

terça-feira, 1 de novembro de 2005

Faixa de Segurança

Incrivel o respeito dos carros pelas faixas de segurança aqui. Quando se está no Brasil mal dá pra entender para que servem essas listras pintadas no chão. Acho que é até um desperdicio de tinta pintar faixa de segurança no Brasil. Aqui não. Se quiseres pode atravessar sem nem olhar pro lado que os carros param pra ti atravessar sem problemas. Uma vez eu estava caminhando normalmente pela calçada e não sei por que, olhei para a faixa de segurança. Só de eu olhar para a faixa, o carro que vinha parou. Eu nem ia atravessar a rua, mas acabei atravessando só pra não sacanear muito o cara. Que viagem.

domingo, 30 de outubro de 2005

Mas,


Mas nem tudo no albergue é tão ruim. Tem essa sacadinha aí, excelente para sentar e tomar uma cerveja, bater um papo ou, no caso da foto ao lado, estudar um pouco de italiano. Tranquilidade total!

sábado, 29 de outubro de 2005

Vivendo em Albergue

Albergue é uma viagem. Cada dia chega uma galera falando uma lingua diferente. Pior que aqui a maioria dos alberguistas fala alemão. Aí não dá pra entender bulhufas. As piores coisas de morar em albergue, as quais eu já não aturo mais são: 1. Qualquer palito de fósforo que tu queiras tens que pegar dentro de uma mala que precisa ficar trancada com cadeado. 2. Se tua bagagem for na verdade uma mudança, como é o meu caso, o palito de fósforo que precisas vai estar na n-ésima mala que abrires, onde n é o número de malas. 3. Nao importa quão cedo vais dormir, sempre tem alguem que já está dormindo e que vai se acordar com o minimo barulho que fizeres. 4. Não importa quão tarde fores dormir, sempre tem alguem que vai chegar mais tarde que tu e vai te acordar. 5 e 6. Demanhã tambem, sempre alguem te acorda e tu acorda alguem, não importa quão cedo ou tarde acordes. 7. Sempre que vais tomar banho tens que levar e trazer um monte de tralhas para o banheiro. Por essas e outras estou louco pra achar um apartamento, mas até agora está difícil. Não sou daqueles chatos que reclamam de tudo. Acho até que albergue é legal e pode ser divertido para ficar uns dias, mas definitivamente não é um bom lugar para se morar.

Centro Città


O centro de Lugano é pequeno, mas tem muitas lojas legais. Tem tambem bares e restaurantes onde pode-se tomar uma cerveja ou comer um spaghetti carbonara em mesinhas na calçada. Pena que tudo isso é muito caro. É legal tambem que em boa parte das ruas do centro não passam carros, é uma especie de calçadão de várias ruas. Sábado é o melhor dia para passear no centro. Fica lotado de pessoas de todas as idades passeando. Sábado deve ser o dia oficial de levar as crianças para passear, já que nos outros dias quase não se vê criança. Mas no sábado elas estão todas no centro, com seus pais e/ou avós.

quinta-feira, 27 de outubro de 2005

Lugano

Lugano é uma cidade tranquila, com cerca de 30.000 habitantes. É um lugar agradável a beira de um grande lago. A temperatura agora está boa, variando em torno de 12-16 graus. O que pra mim é o ideal: nem um frio de rachar, nem o calorão campineiro. Neste dia da foto (sábado, se não me engano) estava meio nublado, mas agora durante a semana tem feito uns dias bem ensolarados.

quarta-feira, 26 de outubro de 2005

Zurique


Vindo para Lugano, passei pelo aeroporto de Zurique. A foto ao lado mostra como o aeroporto é moderno. Muito legal e bonito. A esquerda está o trem que leva as pessoas de um terminal ao outro do aeroporto. Ah sim, foi esse trem que eu perdi enquanto estava tirando esta foto. Mas não tem problema, passa um a cada 3 minutos. Saindo de Zurique, embarquei em uma especie de teco-teco desses com hélices no lugar de turbinas. Sobrevoar os alpes foi muito legal. Uma baita vista. Pois e, esqueci de tirar uma foto das montanhas. Fica para uma próxima oportunidade.

Viagem


A viagem foi legal. Sempre é um problema pra mim esticar as pernas, mas o que são 12 horinhas de voo? Descobri que ler em viagens é coisa do passado. O avião (Swiss airlines) te oferece o que eles chamam de "entertainment something" com filmes a escolher e até joguinhos, embora o menos ruins dos joguinhos seja uma especie de Space Invaders. Nessa foto ao lado eu estou começando a ver o filme do Quarteto Fantástico. Não sabia que a origem do Dr Destino era a mesma do Quarteto, acho que nos quadrinhos não era assim, em todo caso... Depois fui ver o Sin City, mas dormi mais ou menos na hora em que o cara grandão descobre que a prostituta tinha uma irmã gêmea. Ah sim, na foto estou com cara de quem já passou algumas horas voando. Normalmente sou menos feio do que isso.

Blog

Buenas, resolvi criar um blog para contar, a quem interessar possa, o que tem acontecido comigo desde que comecei a viagem que me trouxe aqui para a Suiça. Para quem não sabe, eu sou um brasileiro e gaúcho começando um curso de doutorado em computação aqui na Suiça, na cidade de Lugano. Na Suiça existem três idiomas oficiais: alemão, francês e italiano. Felizmente Lugano fica na parte italiana, pois esse é o idioma que eu acho menos difícil de aprender.