sábado, 14 de abril de 2007

Viagem de Páscoa - Parte 1 - Bergamo

Peguei o trem saindo de Trento no início da tarde em direção a Bergamo, onde pegaria o vôo para Paris às 20:30. Deveria trocar de trem duas vezes, uma em Verona e outra em Brescia. Não aconteceu como planejado. O trem de Verona a Brescia teve um "probleminha" e ficou quase meia hora em uma estaçãozinha aleatória que não lembro o nome. Essa meia hora foi suficiente para eu Perder o trem Brescia-Bergamo e então tive que ficar quase uma hora esperando o próximo trem em Brescia. Obvio: perdi o vôo. Chegando no aeroporto perguntei sobre o voo do dia seguinte (sexta-feira santa). Lotado. Teria que ficar na "lista de espera" torcendo que alguem desistisse ou se atrasasse como eu. Não achei uma boa idéia e perguntei se não teria outra solução. Então a atendente me disse que ainda haviam lugares em um voo que sairia de Treviso na noite seguinte. Bergamo fica perto de Milão, e Treviso, fiquei sabendo no aeroporto, perto de Veneza. Abaixo o mapa da Itália (clique-o para ampliar e conseguir ler alguma coisa). Aproveitem para localizar Trento, onde moro, no meio do caminho entre Milão e Veneza. Todas as cidades ficam no norte da Itália. Nunca fui para o sul da Itália. Algumas pessoas aqui do norte da Itália se referem aos Italianos do sul (incluindo os romanos) como "terroni", uma expressão pejorativa. Qualquer dia desses eu vou a Roma ver qual é a dos "terroni". Eu ouvi falar que existe um pejorativo que os sulistas usam para se referir aos italianos do norte, mas não sei qual é. Eu já prefiro dizer que os italianos são "tutti buona gente".



Pois é, passei a noite em um albergue em Bergamo. Legalzinho até. Não tinha muita gente apesar de ser início de feriado. Bom, pois pela minha indignação de ter perdido o vôo eu só queria mesmo comer um sanduiche e dormir. Foi o que fiz. No outro dia estava cedinho de pé. Pronto pra encarar novamente a confiável e pontual Trenitalia. Pra quem for viajar por aqui fica a dica, planeje sua viagem de trem na Itália para chegar umas 3 horas antes do necessário.

Ainda deu tempo de dar uma caminhada pelo centro de Bergamo antes de pegar o trem. A cidade é bem legal até. Parece ser maior que Trento, ou pelo menos o centro é mais moderno e movimentado, com avenidas largas e tal. Um lugar legal, mas para mim que poderia estar em Paris não foi assim tão legal, então posso ter ficado com uma imagem ruim da cidade. Além disso não pude conhecer nada da cidade. Parece que a tal de "cittá alta" é a parte mais legal da cidade. Mas eu só pude caminhar perto da estação de trem onde tirei algumas fotos que coloquei no Picasa.

Italy - Bergamo


Depois de tirar essas fotos, foi só embarcar no trem. Dessa vez a viagem seria Bergamo-Milão-Veneza-Treviso. Ainda mais lotado que no dia anterior, tinha uma multidão embarcando no trem de Milão para Veneza. Que galera! Ainda bem que arranjei um lugar entre um casal de franceses e outro de suiços que, claro, iam curtir um feriado romantico em Veneza. O cara do casal de franceses estava estudando ingles e a guria o ajudava. O cara aprendendo Ingles e eu tentando ver se aprendia alguma coisa de francês ouvindo o diálogo deles, pois afinal meu destino final ainda era Paris. Claro que esse trem também atrasou uns 20 minutos, mas eu estava adiantado e aí não importava tanto. O trem de Veneza a Treviso também estava lotado. Tive que ficar em pé, mas o trecho era pequeno. Sem problemas. Ainda deu tempo de jogar Luxor 2 por um baita tempo no laptop no aeroporto de Treviso. Vôo sem nenhum problema. Já sou fã da Ryanair, a Gol da Europa.

Afinal Paris...nos próximos posts!

5 comentários:

Anônimo disse...

Não imaginas a crise que tá aqui nos aeroportos brasileiros! Se chegas a perder um vôo.. meu deus! Ainda mais no feriado. Acho que perdes a viagem :P
Mas ok, fico esperando o próximo post ;)
Beijos!!!
Vou lá dar uma olhada nas fotos agora...

Unknown disse...

dae cara, blz?
eu só fiquei com uma dúvida, nao sei se tu pode me responder:
quanto q tá custando essas passagens de trem? dá pra dar uma banda na Itália num fim de semana sem gastar muito? e a de avião entre países aí da Europa? é cara?
falo cara, abraço!

Unknown disse...

Bruno, viajar de trem não está tão barato não. Pra teres uma idéia, pra ir daqui de Trento até Milão, um trecho nem tão grande assim (vide mapa), sai uns 19 Euros mais ou menos. Ontem mesmo eu estava olhando junto com meu primo que está querendo fazer um mochilão pela Europa. Parece que a opção melhor atualmente é voar com companhias de baixo custo como a Ryanair e a Easyjet. Trem só está valendo a pena para distancias curtas, como de Veneza ao aeroporto de Treviso, ou de Milão a Bergamo, por exemplo. Espero ter ajudado. Abraço.

Ligia disse...

Que bom que com essa você ainda conseguiu conhecer um pouquinhode Bérgamo... Mas aindaestá nos devendo meiodia de Paris,hehehe!!! Vai lá no meu blog, que já postei Sobre Paris!

Unknown disse...

Verdade Ligia. Foi mancada não ter ligado de Bergamo pro hotel em Paris. Acho que estava tão indignado que nem pensei direito :-(.

Li teu post. Ficou muito legal!