quinta-feira, 8 de março de 2007

Futsal

Nota: Não sou nem nunca fui jogador profissional de futsal, ao contrário do que diz o blog dos estudantes de jornalismo da PUC-SP "aPUCultura". Mais detalhes sobre isso aqui. Segue meu post original:

Ontem eu joquei um futsal com um pessoal lá do IRST. Faz tempo que estou pra responder os emails que esses caras mandam pra uma lista de endereços dos interessados, mas nunca ia por que não conhecia os caras. Mas valeu muito a pena ter ido dessa vez. Gostei por que o esquema é extremamente justo. Tem um sistema que permite que todos joguem exatamente o mesmo tempo, sem ficar cansado. Todo mundo também passa exatamente o mesmo tempo no gol. Muito bom. Funciona assim: Sempre vão exatamente três times. Tens que reservar teu lugar em um destes três times por email. Quando já tem 15 caras "encerram as inscrições". Não se joga com mais de 15 jogadores. Esses 15 jogam durante duas horas no esquema de rodizio, dois times jogando e um de fora, mas em vez de o time que ganha sempre ficar, o esquema é rodízio mesmo. Cada time joga duas partidas e fica uma partida de fora. Cada partida são 20 minutos, e a cada 4 minutos troca o goleiro. Alguem do time de fora controla o tempo tanto do fim do jogo quanto das trocas de goleiro, assim cada jogador do time passa 4 minutos em cada partida no gol. Ninguem fica "mofando" no gol e esses 4 minutos são a medida certa praquela descansada no meio do jogo. Também gostei que o pessoal (acho que todos italianos, pelo menos eu não identifiquei nenhuma exceção) não fica "lavando". Se tu faz um gol te incentivam e se tu perde um gol também. Como o sistema é esse "rodizio", a galera se preocupa mais em jogar e se divertir do que em ganhar, e é assim que eu gosto de jogar também. Bom, gostei bastante de jogar com esses malucos e já me inscrevi para a "partitella" da próxima quarta.

Pequeno Dicionário Futebolístico Português-Italiano

apito final: fischio finale
atacante: atacante
banco de reservas: panchina
bola: pala, palone
cabeçada: colpo di testa
calção: pantaloncino
camisa (de time): maglia, maglietta
campeão: campione
campeonato: campionato
chutar: calciare, scaricare ("scaricare" é meio gíria, quer dizer literalmente "descarregar")
contra-ataque: contropiede
copa do mundo: i mondiali di calcio
cotovelada: gomitata
craque: fantasista
direita: destra
derrota: sconfita
empatar: pareggiare
empate: pareggio
escalação: formazione
escanteio: calcio d'angolo, angolo
esquerda: sinistra
é nossa!: é nostra!
é deles: loro
fora: fuori
falta: fallo, calcio di punizione, punizione
futebol: calcio
futsal/futebol de 5: calcetto
gol: gol
goleiro: portiere
impedimento: fuori gioco
jogada: giocata
jogador: giocatore
juiz: arbitro
lateral: fallo laterale, rimessa in gioco
mão: mano
meio-campo: centrocampo
partida de futebol: partita, partitella, partitona, ...
penalti: calcio di rigore, rigore
prorrogação: supplementari
substituição: cambio, sostituzione
temporada: stagione
time: squadra
timinho: squadretta
torcedor: tifoso
torcedor da Internazionale: interista
torcedor do Milan: milanista
torcida: tifoseria
treinador: allenatore
vestiários: spogliatoi
vitória: vittoria
volta (pra marcar): torna
zagueiro: difensore

3 comentários:

Fonseca disse...

Espetáculo! O cara tá na Itália e consegue esqueminha pra futsal... hehehe... Aqui em PoA o troço tá difícil. Porém, vou, COMO SE FOSSE MILAGRE, jogar um futz com os caras do trabalho nos Eucaliptos semana que vem! Mas aposto que vai ser uma das... ahn... DUAS vezes que jogarei bola em 2007!!

Unknown disse...

Pois é Fonseca. Bons tempos aqueles do JL. Por incrível que pareça é difícil, mesmo no Brasil, encontrar uma galera que esteja disposta a jogar toda a semana. Pra jogar esporadicamente o cara até arranja 10 caras, mas pra jogar toda a semana não é qualquer um que aceita. Me lembro que naquela época a gente era tão fome que as vezes até 3 contra 3 rolava hehehee.

Nos Eucaliptos? Vais jogar futebol de 11 ou tem ginásio lá? Se eu jogar futebol de 11 acho que vou uma vez ao ataque e não volto nunca mais hehehe.

Rafa Mano Diverio disse...

Faltou o:

GOBBO DI MERDA - torcedor da Juventus!

:)