quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Paulo Autran

Morre um grande artista. Fiquei sabendo segunda-feira pela minha esposa que havia morrido esse grande cara (às vezes as notícias do Brasil demoram a chegar aqui). Pra mim ele era o melhor ator do Brasil. Além de ter uma personalidade admirável. O tipo de pessoa que diz o que pensa e não se preocupa com o que os outros vão pensar ou dizer. Nesse sentido ele era parecido com o Nelson Piquet, outra personalidade que admiro.

Uma pena eu não ter tido a oportunidade de vê-lo no teatro. Quando eu morava em Campinas, a cada peça dele que estreava em São Paulo eu dizia: "Putz, esse mês não dá. O Paulo Autran vai acabar morrendo e eu não vou ver uma peça dele..." Dito e feito.

Uma grande demonstração de personalidade de Autran foi, depois da novela "Sassaricando" ele ter dito que não aguentava mais fazer papel de débil mental na televisão e que nunca mais faria novelas (e nunca mais fez). O cara tem que ser muito ator pra dizer isso e cumprir. E ainda assim ser reconhecido como um grande ator pela TV Globo, a grande central das novelas brasileiras. Novelas aliás que em geral eu acho um lixo, salvo raríssimas exceções.

Outra coisa que eu vi ele dizer, se não me falha a memória naquele programa de entrevistas do Abujamra na TV Cultura, foi a frase: "Deus é o Papai Noel dos adultos". Não é qualquer um que diz uma coisa dessas. Ainda mais na idade que o cara já estava. Aí vem o tal de Juca de Oliveira no funeral do Autran com aquele discurso manjado de que "Isso foi uma passagem apenas. Ele deve estar lá organizando espetáculos para fazer no céu." Nem o Autran acreditava e nem eu acredito nisso. E acho uma falta de respeito (ou de conhecimento) o tal de Juca falar isso no velório dele. Felizmente nenhum outro ator que deu depoimento aqui falou bobagens nesse sentido. Talvez por conhecerem o cara que estavam velando.

Nota: O programa do Abujamra na TV Cultura chama-se Provocações e, na minha opinião é bem melhor que o Programa do Jô (pelo menos atualmente, na época do Jô Soares 11:30 o programa do Jô era bala). Uma vez o Abujamra falou para um convidado que disse não ter curtido Shakespeare: "Não gostastes de Shakespeare? Leia de novo. Se ainda não gostar, leia outra vez. Se tu não gostas de Shakespeare a culpa é tua. Não do Shakespeare." Eu nunca li Shakespeare, não sei se o Abujamra tem razão, mas depois de ouvir isso, até dá até vontade de ler. Mas já aviso que esse "Provocações" tem um formato que não agrada a todos, ou talvez não agrade a quase nenhum. Apesar disso, eu definitivamente recomendo, e acho o Abujamra um outro baita ator. Alguém se lembra do Ravengar?

Nota 2: Do site do Provocações: "Nesta quinta-feira, dia 18 de outubro, às 20 horas, teremos uma reapresentação especial do programa gravado em 2004 com o grande ator, recentemente falecido, Paulo Autran." 2004? Parece que foi ontem que vi essa entrevista. Vale a pena.

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá Leonardo!

Encontrei seu blog pelo Google e achei muito interessante.

Queria saber se vc pode me ajudar, estou atualmente morando em Milão e estou procurando por um apto para ficar. Vc sabe me indicar algum? Ou alguém q esteja disposto a dividir um? Procurei até agora e não está fácil de achar...

Espero uma visita sua no meu blog q estou mantendo para ajudar as pessoas que estão a fim de fazer um mochilão pela Europa http://zemochileiro.blogspot.com .

Um abraço!

Boas viagens!

ZÈ Mochileiro

Unknown disse...

Cara, eu só sei que apartamento em Milão é caro pra caramba. As pessoas que eu conheço que são "de Milão", na verdade moram em cidades vizinhas (o que no Brasil costumamos chamar de "região metropolitana") e aí fica um pouco mais barato, e também mais longe, mas não sei o que tens em mente. Sobre garantia, que eu saiba sempre tem que dar garantia, sendo brasileiro ou não. A norma geral é um depósito de 3x o valor do aluguel, mas para estrangeiro pode acabar saindo mais caro ainda. Eu mesmo acabei de alugar um apê e quase fui a falência dando garantias, embora o apartamento seja de dois quartos, para a minha familia.

Tem um conhecido meu que mora em Milão e talvez possa te ajudar. Ele é português e se chama Hugo. É gente boa. Não sei como ele está morando aí em Milão. Passa lá no blog dele e deixa um comentário:

http://dottoratoamilano.blogs.sapo.pt/

Grande abraço.

Anônimo disse...

"Deus é o Papai Noel dos adultos".

Sensacional.

Brasil na Italia disse...

Salve brasiliano,
Achei o seu blog bem interessante e queria fazer um scambio link. O que achas?
O meu se chama BRASIL NA ITALIA e o link é http://brasilnaitalia.blogspot.com
Saluti,
B.

Unknown disse...

Feito. Após uma rápida leitura do teu blog achei-o relevante para linkar aqui. Está na seção "Leia Também", ali do lado.

Arrivederci.