domingo, 2 de setembro de 2007

Aida

Ontem eu e a Tati fomos a Arena di Verona onde assisti uma ópera pela primeira vez na vida. Trata-se da ópera Aida do compositor italiano Giuseppe Verdi que é até nome de rua aqui em Trento.

Foi muito interessante conhecer a Arena, uma construção do ano 30 DC. Também foi legal ter assistido uma ópera em um lugar que está entre os melhores do mundo, se não for o melhor, para este tipo de atividade. Claro que ficamos nos lugares mais baratos, na parte superior da arena onde as pessoas sentam-se na arquibancada de pedra original e têm uma visão lateral do palco e não nas cadeiras de veludo que ficam mais perto do palco, mas mesmo assim foi muito legal.

É incrível como os cantores conseguem se fazer ouvir em toda a arena só com suas vozes. Nada de microfone. É mais ou menos como alguém no meio de um campo de futebol conseguir ser ouvido por todo um estádio para cerca de 30.000 pessoas. Por esse motivo e por estarmos bem longe do palco o som me pareceu um pouco baixo. Ontem eu achei que não entendia bem o que estava sendo cantado por esse motivo, mas hoje, ouvindo as canções de Aida em mp3, eu cheguei a conlusão que o problema é mesmo o meu italiano limitado. Talvez se eu pudesse assistir a ópera com legendas em italiano eu conseguisse entender e, entendendo, conseguiria curtir mais o espetáculo. Ontem, a cada uma das poucas frases que conseguia entender eu ficava contente. Mas entender tudo deve ser muito melhor.

Aprendi que ao ir assistir uma ópera, ao contrário de um filme ou um livro, o ideal é já ir conhecendo a história que será apresentada, ou seja, já ir sabendo o final. O esquema é curtir a música e a interpretação, pois assume-se que a história todos já conheçam, afinal trata-se de um clássico. Como assim não conheces a história de Aida? Claro que milhares de turistas como eu naquela arena não conheciam. Em resumo, trata-se do amor proibido de Radamés, guerreiro egípcio pela princesa Etíope Aida. Aida é escrava de Amnéris, filha do faraó que também é apaixonada por Radamés. E tudo isso se dá em meio a uma guerra entre Egipcios e Etíopes. Triunfando em uma batalha contra os Etíopes, Radamés recebe como prêmio a mão de Amnéris para se tornar o futuro faraó. Mas ele não quer isso e prefere tentar fugir com Aida, mas acaba capturado e condenado a morte por sepultamento vivo. Aida, que havia conseguido escapar, retorna e entra no túmulo no último instante, para morrer junto com Radamés.

Verona é mesmo um centro mundial deste tipo de música, tanto que na escola onde a Tati está estudando italiano, muitos alunos de vários lugares estão aprendendo o idioma ali justamente por serem estudantes de canto. Aliás, Aida ontem foi interpretada por uma chinesa, Hui He, e Amnéris pela russa Elena Manistina. Os papéis masculinos, a julgar pelos nomes, foram todos interpretados por italianos.

PS de segunda-feira: Hoje, falando com alguns colegas italianos, vim a saber que muitas vezes nem eles entendem o que cantam nas óperas. Menos mal.

2 comentários:

Anônimo disse...

olha a coincidência:
ontem chegamos na locadora e tinha de laçamento a ópera da aida.
contei prá mariana e ela quis ver, depois vai vim te contar.
bjs more meu.....amo tu...muitoooooooo
leo europeu...ec....

Anônimo disse...

oi pai, hoje assiti ao dvd da aida, a princesa da floresta.
tri massa.
depois comento outro dia contigo no skipi.
mas só de pois né tu foi viajar de novo.
bjssss