terça-feira, 25 de setembro de 2007

Presidente do Corinthians Afirma que Titulo de 2005 foi Roubado


Já que o Brasileirão 2007 acabou para o Inter, o jeito é lutar pelo de 2005. Como a reportagem acima não deixa bem claro o que houve no campeonato daquele ano, nunca é demais resumir:

1. O Corinthians tinha uma parceria com a multinacional MSI, que segundo investigações da polícia federal praticou lavagem de dinheiro do bilhonário russo Boris Berezovsky no clube. Com esse dinheiro o Corinthians contratou inúmeros jogadores e também pagava parte dos salários de alguns jogadores no exterior, o que é ilegal no Brasil. Boris Berezovsky encontra-se exilado na Inglaterra e tem mandados de prisão decretados tanto em seu país como no Brasil.

2. Naquele ano, 11 partidas do campeonato foram anuladas e tiveram que ser jogadas novamente devido ao envolvimento do árbitro Edílson Pereira de Carvalho em um esquema de corrupção para alterar resultados. As 11 partidas apitadas por tal árbitro, entre elas duas derrotas do Corinthians e uma vitória do Internacional, tiveram que ser jogadas novamente. O Internacional repetiu sua vitória, mas o Corinthians obteve uma vitória e um empate nas partidas que inicialmente havia perdido. Obtendo quatro pontos a mais com a repetição dos jogos. Em um dos jogos anulados o Corinthians havia sido derrotado pelo Santos, apesar de o árbitro corrupto ter tentado manipular o resultado para o Corinthians vencer, conforme gravação de escuta telefonica da polícia federal em que o árbitro justifica a seus corruptores não ter conseguido garantir a vitória do Corinthians por que "o Giovanni jogou muito". Ainda assim, com o árbitro não tendo conseguido manipular o resultado, o jogo foi anulado. Que este bloguista saiba não há nenhuma escuta envolvendo a outra partida do Corinthians e nem a partida do Internacional anulada.

3. Sobre a anulação dos 11 jogos: Depois de descoberto o esquema de corrupção, o Sr Luis Zveiter, então presidente do Supremo Tribunal de justiça Desportiva (STJD) afirmou claramente que cada um dos 11 jogos seria analizado cuidadosamente e, em caso de alguma suspeita de irregularidade, eventualmente um ou outro jogo poderia vir a ser anulado. Um ou dois dias depois, sem que qualquer análise das partidas tenha sido feita, o mesmo Sr. Zveiter simplesmente decretou anulados os 11 jogos. Muito estranha esta mudança repentina de atitude do tribunal para a qual até hoje não existe absolutamente nenhuma explicação.

4. No jogo decisivo do Internacional contra o Corinthians, o árbitro Márcio Resende de Freitas, que se aposentou logo após a partida, deixou de marcar um penalti absolutamente claro e ainda expulsou o jogador do Internacional Tinga que sofreu o penalti por simulação. Além do Penalti em si, Tinga vinha sendo um dos melhores em campo e o Internacional esboçava uma reação. O jogo estava empatado em 1x1 no momento deste lance e continuou assim até o final. Não é do conhecimento do bloguista nenhuma afirmação de nenhum comentarista ou torcedor que tenha visto o lance que diga que aquilo não foi penalti.

5. O Corinthians "venceu" o campeonato com 3 pontos a mais que o Internacional. Vice-campeão mas reconhecido como campeão moral pela grande maioria dos torcedores do Brasil e, agora, também pelo então presidente do Corinthians.

6. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva, o mesmo tribunal que anulou os jogos, julgou improcedente qualquer tentativa do Internacional de reverter o resultado do campeonato. O clube e seus torcedores foram impedidos de entrar com ações na justiça comum contra a anulação dos jogos com ameaças de, caso houvesse qualquer ação neste sentido, rebaixar o clube e impedir sua participação na Copa Libertadores de 2006 (a Champions League das Américas). Competição esta que viria a vencer.

Nenhum comentário: