sexta-feira, 11 de maio de 2007

Greve, Direita, Esquerda e Politicagens em Geral

NOTA: No dia 15 de maio de 2007, este post específico recebeu dezenas de visitas de usuários de Brasília através de um link no Orkut. Isso não é normal. Esse blog recebe algumas poucas dezenas de visitas por dia, mas do mundo todo. Dezenas só de Brasília, e a partir de um link no Orkut (o qual eu não consegui localizar) foi algo bem atípico. Eu não tenho nada contra essas visitas de Brasília. Pelo contrário, adorei. Mas só gostaria que deixassem um comentário para eu saber o que houve de especial neste dia. Só posso imaginar que o tal link no Orkut tenha sido disponibilizado em algum curso ou palestra ou coisa do genero, dado que tais visitas foram todas de um mesmo lugar em um mesmo dia. Enfim, se alguém souber do que se trata me mande um comentário, pois fiquei curioso. E obrigado por visitarem o blog. Segue o post original:

Pois é, greve. Hoje teve greve da cantina universitária onde eu almoço diariamente. E soube que não foi só na que eu almoço. Todas as cantinas da Universidade de Trento estão fechadas hoje. Ouvi falar que são todas as cantinas desse tipo da Itália, mas também ouvi falar que não, que é só em Trento, então não sei a extensão da paralisação. O fato é que tive que ir em uma pizzaria perto do IRST onde paguei quase três vezes mais o que normalmente pago para almoçar, e ainda comi menos. Outro fato é que aqui na Itália os sindicatos são bem fortes. Volta e meia tem greve dos ferroviários e dos motoristas de ônibus, sem falar nos funcionários da virtualmente falida Alitalia. Até greve dos médicos teve esses dias. Se os sindicatos serem fortes é uma coisa boa ou ruim eu deixo para o leitor julgar. Ainda bem que as "greves" aqui são, em geral, paralisações de um ou dois dias e não aquelas greves por tempo indeterminado.

Falando em greve. Faz tempo que não ouço falar em greves no Brasil. Ou eu estou mal informado, ou a coisa melhorou (acho brabo), ou os grevistas eram todos petistas e agora estão com "vergonha" de fazer greve.

Falando em petistas, eu acho que não existem partidos de "direita" no Brasil. Explico. Os caras de "direita" aqui na Europa e, claro, nos EUA, são "realmente" de direita. Os caras falam abertamente que o capital é mais importante que as pessoas. Falam abertamente que estrangeiro não tem direito a nada. Entram em guerra por qualquer galão de petróleo. São abertamente nacionalistas. Pregam a moral e os bons costumes, pedindo impeachment de presidentes adúlteros, por exemplo, e por aí vai. Quem é assim no Brasil? O PSDB? O PSDB pra mim fazia no governo e faz em suas campanhas o mesmo que os partidos da "esquerda" daqui fazem. Aliás o PSDB tem "Social" no nome. Ouvi até falar em uma idéia, que eu acho que não vai vingar, do PT e o PSDB se unirem nas próximas eleições. Não sei contra quem eles vão se unir, mas enfim. Talvez um partido realmente de direita no Brasil seja o PRONA, mas agora sem o Enéas esse partido que já era uma piada, tende a sumir de vez. De extrema direita, ainda bem, não temos nenhum, que eu saiba. De extrema esquerda temos o PSOL, PSTU e talvez alguns outros partidos nanicos. Pra mim qualquer extrema, seja direita ou esquerda, é uma porcaria.

Agora mesmo na França elegeram um cara conservador, ou seja, de "direita". Os franceses, que há um tempo atrás decapitaram o Luis XVI (que morava naquele belo palácio que eu mostrei uns posts atrás) em nome da "liberdade, igualdade e fraternidade" já andam protestando. Vamos ver no que vai dar. Aqui na Itália, depois de um bom tempo com o Berlusconi, agora está o Prodi no poder. O Prodi é de "esquerda". O Berlusconi é o dono da maior rede de rádio e TV privada do país, além de ser dono (ou Presidente vitalício, não sei) do AC Milan, onde joga o Kaká. Conheço alguns italianos que pararam de assistir futebol por causa da violência nos estádios, do Berlusconi e de outras politicagens do futebol italiano. Esses caras estão acompanhando agora, quem diria, o rugby. Dizem eles que o rugby é um esporte mais leal. Se os brasileiros se importassem com esse tipo de coisa acho que a torcida do Vasco diminuiria bastante por causa do Eurico Miranda. Mas eu entendo os Vascaínos. Acho que nem se o diabo assumisse a diretoria do Internacional eu iria deixar de ser Colorado ou de gostar de futebol.

Ah, parece que hoje o Papa, que anda lá pelo Brasil, canonizou o primeiro santo brasileiro. Um tal de frei Galvão. Estranho que Deus, que dizem ser 100% justo, colocou centenas de santos aqui na Itália e só um no Brasil em todos esses anos. E isso que a população brasileira sempre foi maior, e a população católica brasileira é a maior do mundo. Eu creio que "santidade" seja, de certa forma, também um cargo político.

Putz, e eu que ia escrever só que a cantina da Universidade estava fechada hoje. Agora que saiu tudo isso aí não vou apagar...

5 comentários:

Unknown disse...

Tinha posta la no mes de nov/06, achei que vc não ler, estou postando novamente, achei o blog somente hoje:

Muito bom seus comentarios sobre Trento, Meus antepassados imigraram de Trento para Sta Catarina depois a Curtiba/PR, tenho curiosidades sobre a Cidade, entrei em contato com uma pessoa da familia aí de Trento, mas não a conheço pessoalmente, só email, ela trabalha na ITC.
Se puder enviar fotos de Povo-Trento agradeço,

Grato

Marcos Coraiola
macctba@gmail.com

Unknown disse...

Oi Marcos,

Li seus dois comentários. Qualquer comentário no blog vem por email pra mim, então pode comentar posts antigos sem problemas. Eu também trabalho no ITC-irst, que agora mudou de nome para Fondazione Bruno Kessler-irst. Obrigado pelo elogio ao blog. Apareça sempre que quiser. Minhas fotos de Trento estão em

http://picasaweb.google.co.uk/leonardoleiriafernandes/ItalyTrento
e
http://picasaweb.google.co.uk/leonardoleiriafernandes/ItalyTrentoMonteCelva

Quando eu colocar fotos novas lá aviso aqui no blog.

Abraço

Suita disse...

O Vaticano é uma monarquia,onde o Papa reina absoluto, sem prestar contas de nada. A Igreja tem um banco e a Immobiliare, muito bem relatados no filme Poderoso Chefão III. Aliás, há rumores que houve corrupção no banco do vaticano.
Como diria Marceleza, tem alguém ai que acredita?

manoperez (@ivanrodolfo) disse...

Blz Leo,
No brasil só existem dois tipos de partidos: Situação e Oposição. A situação tenta aprovar projetos de seu interesse, geralmente conflitantes com interesse da população. E a oposição vai ir contra tudo, mesmo que seja do seu interesse, como vimos o PT durante todo o governo do FHC e agora defendendo tudo que foram contra!!

abraço
Ivan

Unknown disse...

Verdade Suíta. O Vaticano tem grana e poder, e onde tem grana e poder sempre rola uma corrupção.

Falou tudo Ivan. Fernando Henrique ou Lula, acho que não muda tanta coisa.