segunda-feira, 21 de maio de 2007

"Curita"

Uma meia dúzia de posts atrás eu falei sobre uma reportagem do Estado de São Paulo sobre Rio Grande. Esse post é na mesma linha. Acontece que saiu na "The New York Times Magazine" deste domingo uma matéria gigante sobre Curitiba. Eu imagino que "The New York Times Magazine" seja um suplemento da edição dominical do jornal. Eu não sei se é isso mesmo por que leio (as matérias que me interessam) sempre online. A matério elogia a chamada "cidade modelo" por se preocupar com questões como qualidade de vida, desenvolvimento sustentável e com o meio ambiente desde uma época em que as outras cidades brasileiras não estavam nem aí pra isso. Eu confesso que ainda não tive tempo de ler todas as seis páginas da enorme reportagem, mas pela primeira página já deu pra aprender quem é o tal Jaime Lerner. Antes eu só tinha ouvido falar nesse cara pela minha prima paranaense Ligia e pelos familiares dela numa das poucas vezes que estive na cidade de Ponta Grossa. Acho aliás que a Ligia vai gostar desse post, né Ligia? Ainda por cima, o Atlético Paranaense (time da Ligia) é o lider do Brasileirão hoje, com o Paraná sendo o vice-lider. Já o Inter segue rumo ao rebaixamento. Espero que meu time mude logo o rumo. Parabéns a Curitiba e aos paranaenses.

Ah, claro. Aqui vai o link para a matéria do New York Times Magazine sobre Curitiba. Boa leitura.

3 comentários:

Ligia disse...

Olá, Léo
Que orgulho ver o nosso Brasil bem reportado! Pelo menos algumas pessoas podem mudar a impressão que têm do país... Muito obrigada por mostrar o link! E dá-lhe Atlético, hehehe (Se bem que começo de campeonato é sempre assim, mas vamos acreditar!)Abraço!

Unknown disse...

Muito bom Link:

É Curitiba é isso, muito verde, parques, Ligeirinho e as Estações Tubo, Expressos, Interbairros.
Penso as vezes que estas matérias atrapalham a Cidade, muitos vem do interior ou outras Cidades tentar a vida e não encontram aquilo que foi mostrado em propagandas.
Aí cresce muito as moradias informais para suavizar a palavra Invasões citadas na matéria, gerando a essas pessoas falta de infra-estrutura e assistências primárias, e aos outros moradores a insegurança.
A Cidade cresceu muito nos últimos anos, o Curitibano tem certas manias, conceitos, educação, afinal a colonização prodominante Européia, empregos cada vez mais difícil, só com especializações, mas a Cidade e bem servida de Colégios, Faculdades e Cursos Profissionalizante, pena que nem tudo é gratuito, mas é uma Cidade muito boa de se Viver, as vezes o frio aperta, como está hoje próximo dos 7ºC, mas como bom Curitibano já estamos acostumados.

Até

Unknown disse...

Muito obrigado pelos comentários Marcos e Ligia. Eu devo admitir que a última vez que estive em Curitiba era tão pequeno que não me lembro de nada da cidade. Mas tenho certeza que deve ser uma baita de uma cidade, como dizemos nós gaúchos.