sábado, 26 de maio de 2007

Burocracia do Caramba

Eu cheguei na Itália no final de outubro do ano passado e tive que esperar o "permesso di soggiorno" ou "permit of stay" ou "seja lá como se chama este documento em português" até ontem. Acho que no Brasil é "carteira de identidade para estrangeiro" mesmo que chamam. Bom, do fim de outubro até o fim de maio são 7 meses. Dá quase pra fazer um filho nesse tempo. 7 meses pra me entregarem meu primeiro documento pra "ser alguém" na Itália. Agora finalmente posso começar a procurar um apartamento para trazer minha família pra cá, outra batalha a vista. Mas a melhor parte eu ainda não contei. Adivinhem a validade do meu permesso: 31 de Julho! Não, não 31 de Julho de 2008. De 2007 mesmo. Então eu, que acabei de esperar 7 meses por esse cartão, devo já imediatamente solicitar a renovação e, claro, pagar novamente a respectiva taxa administrativa. É realmente sensacional. E preciso achar casa e pedir os vistos dos familiares antes de 31 de julho, senão sabe-se lá quando eu vou ter um permesso de novo. Mas eu até que tenho sorte. Do que eu estou reclamando, afinal eu fui um privilegiado. Fui o PRIMEIRO dos meus colegas "extracomunitários" (não UE) que vieram pra cá em outubro a receber o permesso. O Komminist, por exemplo, está com a visita para tirar as impressões digitais (que eu fiz em março) marcada para agosto!! Depois disso ele ainda vai ter que esperar mais alguns meses pelo permesso. E mais, como o primeiro permesso vem com a mesma validade do visto no passaporte, o dele com certeza já vai chegar vencido. E não é porque ele é africano. A minha orientadora, americana e que acabou de se casar com um italiano e veio pra Itália mais ou menos na mesma época que eu está na mesma que ele. Ainda nem tirou as impressões digitais. O passaporte brasileiro pelo menos me dá uma boa mobilidade na Europa. Alguns colegas que tem outros passaportes, quando tiverem seu visto vencido e não tiverem nenhum outro documento italiano simplesmente não poderão sair da Itália, pois se saírem não terão como entrar de volta. Incredibile.

11 comentários:

Pedrovski disse...

Tou de passagem pelo teu blog, pois nemé hábito meu ler blogs, no entanto gostei mt do teu! Tem um óptimo sentido de humor! Um abraço
Pedro

Unknown disse...

Muito obrigado Pedro. Aparece quando quiseres!

Abraço.

Anônimo disse...

Olá Leonardo!
Assim como você também passei por poucas e boas com a burocracia que existe na Europa. Por um lado acho certo, mas por outro...é uma incomodação do caramba.
Tenho visitado o seu blog. Acho que temos algumas coisas em comum, morei em Trento um mês, sou paranaense, mas já morei no Rio Grande do Sul também. Agora moro no sul da Espanha, meu marido é chileno e também tive dificuldades em reunir minha familia. Te achei por acaso e queria aproveitar a oportunidade para lhe dar os parabéns, você escreve muito bem. Vou voltar mais vezes. Abraço.

Unknown disse...

Ana, muito obrigado pela visita e pelos elogios ao blog. É bom conhecer outros brasileiros que estejam mais ou menos "no mesmo barco" que a gente. Apareça sempre que quiser aqui no Blog! Abraço.

Unknown disse...

Olá Leonardo!
Estou aqui na Itália.... e nem preciso falar que enfrento os mesmos problemas... meu permesso vencia dia 7 de agosto e fui fazer as digitais dia 8 de agosto... mas estou aqui para ver se vc pode me esclarecer uma coisa... preciso viajar para Madrid e Paris mas o meu visto esta vencido e so tenho e ricevutta da posta, e agora é possivel viajar??... ou qual tipos de problemas posso ter????.... Detalhe que ja comprei todas as passagens!!!!!
Acho que é isso!!!!!
Obrigado!!!!

Unknown disse...

Oi Bruno, que eu saiba nós brasileiros não temos nenhum problema em viajar pela UE. Eu mesmo acabei de fazer isso e também só tenho a "ricevutra" dos correios e um permesso vencido. Para entrar na Espanha e na França só precisas do passaporte brasileiro. Não precisa de permesso nenhum. E pra entrar de volta na Itália a ricevuta e mais o permesso vencido devem ser suficientes. Abraço.

Haroldo disse...

Leonardo, tenho uma pergunta....
Estou na italia com visto de turista, já se passaram os 3 meses....tenho que ir pra hong kong....terei problemas pra sair da Italia, eles podem me barrar, me impedir de ir pra hongkong???

muito obrigado..
abracos
Haroldo

Unknown disse...

Haroldo,

Eu não sou nenhum especialista no assunto. Acho que deverias consultar uma fonte oficial a respeito. Mas se queres saber a minha opinião eu acho que eles não te impediriam de sair da Itália não. Na pior das hipóteses terias problemas pra entrar na Itália novamente, se pretendes voltar depois. E mesmo isso acho difícil eles fazerem. Em resumo, acho que não terás problemas. Mas apenas acho, não garanto nada.

Abraço.

Maís Moreno disse...

Caro Leonardo, morei aí tb em 2007, e meu permesso nunca chegou... Olha que fiquei um ano! Agora, penso em voltar, mas gostaria de saber se as coisas mudaram, se o permesso sai mais rápido para quem é casado com cidadão UE... Se souber de algo, te agradeço. Abs.

Unknown disse...

Oi Maís. Parece que agora as coisas deram uma melhorada sim. Não sei para quem é casado, mas pelo menos para o pessoal aqui da universidade tem saído bem mais rápido. Ainda não é nenhum exemplo de processo rápido e eficiente, mas está bem melhor.

Abraço.

Mary disse...

Gente,alguem ja teve a experiencia de entrar na italia sem cartão de credito tenho internacional? a pessoa que conheço que vai, esta com carta convite, passagem ida e volta,seguro saude e 600 euros..que voces me dizem?eu sinceramente não sei o que falar..alem do que eles impões.