segunda-feira, 7 de novembro de 2005

Universita della Svizzera Italiana


Pois é, eu vim aqui pra estudar, então aqui vai um post sobre minha nova universidade, a USI - Università della Svizzera Italiana. O ambiente é bem legal, quase todos os doutorandos são estrangeiros, então todo mundo estando no mesmo barco, todos tentam se ajudar e a galera é bem amigável. Só para terem uma idéia, na sala onde trabalho tem um francês, um indiano, um americano, um alemão, uma bulgara, uma servia e um Suiço da parte francesa da Suiça. Todos doutorandos e ninguem fala italiano. A minha orientadora tambem é gente fina. A Universidade é nova, nosso prédio ainda está em construção, mas mesmo assim não nos falta nada em termos de infra estrutura e os professores tambem me parecem bons. Já cheguei trabalhando como assistente de professor (PED como dizem na Unicamp). Ainda bem que mesmo as aulas da graduação são em inglês, de forma que é possivel a comunicação com os alunos. Na disciplina em que estou trabalhando o pessoal tem que entregar um trabalho por semana, o que implica em trabalho pra mim e para a outra assistente, pois temos que elaborar e depois corrigir os trabalhos. A proposito, a disciplina chama-se "netcentric computing", e é meio que uma mistura de SO com sistemas distribuidos. Por enquanto estamos abordando sincronização, dining philosophers, threads em Java, etc.

8 comentários:

Anônimo disse...

Muito bala!!!!!
a bolsa de PED eh de 316 reais tb??
ahuah
abraço

Unknown disse...

E aí Ivan, beleza? A bolsa de "PED" aqui não chega nem a R$ 10. Quando tu assina o contrato de trabalho te comprometes a fazer PED de acordo com a necessidade do departamento. Fazer o PED não aumenta em nem um centavo teu salário, infelizmente. Abraço.

Anônimo disse...

eita vou parar de reclamar aki então, adoro a minha bolsa sempre gostei eu não disse nada hein!!!
abraço

Anônimo disse...

Cara, se vc comecar a mexer com grafos me avisa que eu vou fazer um circulo na Suica pra lembrar de nao ir prai. Fazer PED de graca e trabalhar com grafos ninguem merece!

Unknown disse...

Putz, assim parece que sou escravo. O salario que recebo é bom, independente de fazer PED ou não. Que eu saiba não tem quase nada de grafos aqui. Só uma professora russa que mexe um pouco com teoria. A faculdade aqui é "systems oriented".

Anônimo disse...

Eae Leonardo,achei sem querer seu blog,vc tem msn?me add edu_dipaolo@hotmail.com
eu estou interessado em estudar na universita della svizzera italiana, conheco Lugano e tenho mts amigos ai na fronteira com a Italia.Se puder me dar umas dicas sobre a faculdade, como e` o ensino...vc faz pos graduacao ne?Estou interessado em graduacao.
Abracos

Unknown disse...

Bom Eduardo, eu sou suspeito para falar, mas acho a USI um ótimo lougar para se estudar. Os professores do curso de informática me parecem bons profissionais. O único problema, ao meu ver, é que o curso de graduação tem apenas três anos, e isso talvez não seja suficiente para cobrir tudo que um curso de graduação deveria cobrir. Na verdade eu não estarei trabalhando mais na USI a partir do próximo ano letivo. Estou me transferindo para Trento, na Itália, por razões particulares que nada tem a ver com a USI. Espero ter ajudado. Grande abraço.

Anônimo disse...

Olá Leonardo, tudo bem?
O meu nome é Carina, sou portuguesa, estava a pesquisar precisamente sobre a USI quando encontrei o teu blog e foi um "achado" para mim!É complicado perceber o italiano e os sites não são muito precisos. Eu gostava de tirar mestrado nessa universidade mas em trabalho social, acontece que me informaram que não vai haver este ano. Foi bom ver que estás a gostar e que podes ser a minha referência em termos de feedback porque falas português e porque és também um estrangeiro nesse mundo. Se puderes contacta-me por mail: carina.girhian.oliveira@gmail.com ou MSN: girhian@hotmail.com. Obrigado. bjs.