quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Música Moderna

Estava lendo uma nota sobre o festival de música que acontece em São Paulo chamado "Planeta Terra". Dizia assim: "Entre as principais atrações estão Empire of the Sun, Mika, Passion Pit, Smashing Pumpkins, Pavement, Phoenix, Hot Chip, Girl Talk e Yeasayer." Fiquei de cara. "Caramba, eu só conheço o Smashing Pumpkins de toda essa galera, estou muito desatualizado", pensei. Conheço e gosto muito de Smashing Pumplins, é uma banda sensacional. Mas não conhecia absolutamente nada do resto. Aí fui no youTube ver o que eu estava perdendo, e me deparei com coisas assim:



Eu me pergunto se as pessoas realmente gostam disso. Não é possível. Ou eu estou ficando muito velho e rabugento ou tem algo errado com a música moderna. Ouvi todas as bandas citadas. A única digna de ser chamada de banda é o tal Pavement (nem sei se o Pavement é bom ou se ficou bom no contraste com as outras "bandas"). O resto é um mar de rap-techno-treva que vou te contar. Onde vamos parar? Alguém por favor me indique bandas novas que prestem, ou vou ter que seguir ouvindo o Ramones e os primeiros discos da Gal Costa pra sempre. Grato.

7 comentários:

Breve Leonardo disse...

[admiro os críticos pela sua imaginação: senão não seriam críticos, mas pessoas cultas!]

Um abraço imenso, Leonardo

LB

Dalva disse...

Acho melhor continuar ouvindo o Ramones e os primeiros discos da Gal Costa...

Um abraço

Marina disse...

Rapaz, gostaria de ajudar, mas conheço bem pouca coisa nova que preste. Talvez eu só seja velha e careta, vai saber...

La Nostra Italia disse...

Oi, Leonardo! Quanto tempo!

Gostei da cara nova do blog. Eu também resolvi mudar o meu e deixá-lo (ou pelo menos tentar) com um aspecto um pouco menos amador (sei que ainda está muito longe de ser profissional rsrs).

Também achei que eu estava ficando uma velha rabugenta quando comecei a torcer o nariz para as bandas e cantores novos que andam surgindo. Mas vejo que é geral e não é intolerância da nossa parte. Isso anda acontecendo em todos os campos, não só o artístico.

Espero que a civilização não tende a regredir mais ainda. Paradoxal, não?

Anônimo disse...

Chê!!
finalmente encontrei alguem q gosta dos primeiros albuns da Gal...aquele de 1968 que tem só classicas é pra lá de bom e locaço...

quanto as bandas...
Empire of the sun tem uma só que eu consigo ouvir. O resto não adianta...o Mika é um cara interessante, tem um som divertido [lembra a onda Scissor sisters] e acabou sendo apropriado por um publico gls, mas o cara é bom letrista e toca vários instrumentos tb.
abração

Germano S. Leite disse...

Olá Leonardo. Também fico com estas mesmas impressões: 1) a qualidade musical atual é cada vez pior e 2) tô é ficando velho e rabugento.
Bom, mas pra não fazer "terra arrasada", e atendendo teu pedido de indicações, dá uma escutada em Cibelle (brasileira radicada acho que na Inglaterra,), Maria Gadú, Roberta Sá, grupo Samba de Rainha, Juliana Kehl (irmã da Maria Rita Kehl, colunista demitida pelo Estadão por "crime de opinião"). Todas têm vídeos no youtube.
Pena que, por aqui, a mídia prefira dar espaço pra Restart, Fiuk etc...
Ah, parabéns pelo blog!

Unknown disse...

Oi Germano, estava conferindo tuas dicas hoje. Muito obrigado. São boas cantoras. Gostei especialmente da Gadú. Grande abraço.