terça-feira, 4 de agosto de 2009

Venus de Botticelli e Davi de Michelangelo

No último fim de semana eu estive em Florença (ou "Firenze", em italiano). Foi uma viagem muito legal e eu me diverti muito. Florença está entre minhas cidades favoritas na Itália, em empate técnico com Roma e Veneza. Florença é uma cidade de arte, ou "città d'arte", como dizem os italianos. Por isso, e por ter gostado tanto da cidade, começo aqui uma série de posts com as obras de arte que mais gostei em Florença. Pra começar, neste post, duas das obras mais famosas que estão expostas na cidade:

Esse é o "Nascimento de Venus", de Sandro Botticelli. Um quadro muito famoso, que praticamente todo mundo já viu reproduzido em algum lugar. A wikipédia diz até que o quadro já foi representado em um episódio dos Simpsons, por exemplo. Foi muito legal ver um quadro tão famoso ao vivo, no original pintado por Botticelli há mais de quinhentos anos atrás. E esse quadro é grande, bonito, imponente, ao contrário da pequena e "humilde" Mona Lisa, que eu também vi em Paris.


Michelangelo e Leonardo são, pra mim, os mais geniais dos quatro "tartarugas ninja". Nesta escultura do Davi, Michelangelo mostra toda a sua genialidade. Impressionante a qualidade do trabalho, com detalhes muito perfeitos. Repare por exemplo as veias na mão direita de Davi. É muito bem feito. Requer grande conhecimento de anatomia, além de técnica e talento para esculpir. (eu não vi o original, por falta de tempo para ir no museu da Academia, mas conferi a réplica exposta na "Piazza della Signoria", no centro da cidade).

7 comentários:

La Nostra Italia disse...

Gostei do post e da nova sessao! Sempre é bom falar de arte, aprendemos tantas coisas novas, além de ser um prazer falar dela.
Os detalhes nas obras sao impressionantes. Lembro da minha primeira visita ao MASP, em Sao Paulo. Tinha uma exposiçao das obras de Michelangelo e o que mais me chamou a atençao foram os detalhes...
E por falar nisso, ja reparaste nos pezinhos da Venus?
Continue com o cantinho arte, é delicioso para nossos olhos.
Beijos

Andréia Pires disse...

que tri!

Anônimo disse...

cara! essas do detalhe das mãos é genial mesmo..
uma pergunta, já visse algun Rodin?
se viu, tem fotos?

Unknown disse...

Nóbrega, Infelizmente não vi nenhum Rodin ao vivo não. Ou, se vi, vi sem saber que era dele. Aliás o único trabalho dele que eu conheço é aquela escultura clássica do "pensador", símbolo da filosofia. Abraço!

Dalva disse...

Olá Leonardo. Acabamos de te presentear com um selo "ESTE BLOG ACERTA EM CHEIO", entre no blog http://companhiadasfotos.blogspot.com e veja o que tem que fazer para pegar o selo, ele está abaixo dos nossos seguidores.

Valeu!!!

Unknown disse...

Muito obrigado Dalva. Gostei bastante do selo (ainda mais com a imagem de uma pin-up girl, forma de arte que eu admiro) e do reconhecimento, já "colei" ele ali na "sala de troféus". Eu parei de indicar blogs para selos, acabava indicando sempre os mesmos, que indicavam sempre os mesmos... então agora eu pego os selinhos e agradeço, mas quebro as "correntes".

Beijo pra ti.

rodrigot disse...

essa mão que vc adorou é claramente desproporcional ao corpo. :)