sábado, 7 de junho de 2008

Mais Corrupção...

Mais corrupção aparecendo na lama da política brasileira. Dessa vez no governo do meu estado do Rio Grande do Sul. Mas eu nem quero falar desse escândalo específico, pois este está em todos os jornais e além disso, nesse mar de lama os detalhes de um escândalo a mais ou a menos é chover no molhado. Eu quero falar da corrupção em geral e perguntar quando é que isso vai acabar? Quando é que essa impunidade vai terminar?

Claro que concordo com os Fora Yeda e Fora Busatto que vão aparecer nesse último escândalo. MAS, o próprio Busatto disse na gravação que os outros governos também foram assim. Não vamos pensar que um fora Yeda e depois eleger o PT ou outro partido qualquer vai resolver a situação. Tem é que mudar a porcaria do sistema todo. Não adianta lutar contra a Yeda pra colocar o Olívio ou contra o Lula pra colocar o José Serra. Tem que lutar contra a corrupção institucionalizada em TODOS os partidos e em TODOS os âmbitos desse país.

A guerrinha ideológica é pequena e burra e se arrasta há anos. Tem que mudar é o sistema. Quando tiver um sistema político decente a gente pensa em ter ideologias. Mesmo porque, ideologicamente nem tem tanta diferença assim entre o PT e o PSDB. No esquema do Mensalão tinha provas pra mandar pra casa meio Congresso Nacional ou mais. Cassaram só o Jefferson pra mostrar aos outros que não denunciem; e o Dirceu porque não tinha como não cassar ele.

E aí fica a pergunta: Por que o tal de Estevão ainda é Senador?? Por que no escândalo do mensalão não cassaram quem deveria ser cassado?? Por falta de provas é que não foi. O problema é que os do PT querem "pegar" os do PSDB e inocentar os seus, e vice-versa. Aí negociam: "libera o meu que eu libero o teu". Isso tem que MUDAR. Não tens, cidadão, que ser benevolente com políticos do teu partido, seja ele qual for. Tem que botar TODOS esses corruptos na cadeia, ou no mínimo cassar os direitos políticos por um tempo significativo (uns 10 anos no mínimo). A lei tem que estar acima do partido. Só isso. Se continuar cada partido querendo encobrir o seu nada vai mudar.

Como é que CPI com deputados e senadores vai julgar os próprios deputados e senadores? É óbvio que vai dar conchavo e vão cassar um ou dois só. E mesmo os cassados se candidatam e se elegem na próxima eleição. É isso que tem que mudar. O cara que é pego em esquema de corrupção tem que ser expulso da política. Tem que ir pra casa, ou pra cadeia, sei lá. Não tem que voltar na próxima eleição. Sempre os mesmos ladrões. É muita cara de pau.

Nota: Esse é um post indignado baseado em comentários meus na comunidade "Rio Grande, a cidade" do Orkut. Achei interessante escrever aqui também.

6 comentários:

Suellen Rubira disse...

"O cara que é pego em esquema de corrupção tem que ser expulso da política."

Isso não acontece na prática e é o que deixa (ou deveria deixar) as pessoas emputecidas. Por essas e outras odeio esse governo do Lula com seus tapa furos e justiças de quinta. "ahhh mas agora nós investigamos, descobrimos todos os esquemas de corrupção" aham e isso deveria implicar na punição. Já que ninguém é punido fica essa sensação de "poxa eu sou um babaca". Isso que me deixa doida! Claro que corrupção não é exclusividade do governo PTista. A gente sabe disso, mas pra quem levantou a bandeira da honestidade por tanto tempo dá uma raiva desgraçada ouvi-los falar em ética, justiça e outras coisas mais que eles não conseguem cumprir.
A ingorância definitivamente é uma bênção.

Unknown disse...

Concordo plenamente. Tem que atualizar os dicionários do Brasil e colocar "hipocrisia" e "corrupção" como sinônimos de "política".

Anônimo disse...

leonardo ciao

mi piacerebbe scambiare con te due parole riguardo al tuo blog e per il nostro network Blogo.it

mi puoi contattare alla mail del nostro sito se hai un minuto per darmi qualche consiglio?

grazie!
francesco

Unknown disse...

Oi Leo!
Continua escrevendo, que acompanho aqui.
Saudades.
Beijão.

Unknown disse...

Saudades também mãe. Beijo!

Anônimo disse...

A corrupção nunca acabará, pois o brasileiro é corrupto. Claro, poderia dizer que o homem é corrupto, mas estou falando em um nível menos inerente à espécie. Estou falando da corrupção que todos nós praticamos e da qual nos gabamos. Quantos brasileiros não se gabam do "jeitinho"? E o que é o jeitinho se não uma "corrupçãozinha"? Logo, a corrupção no Brasil não irá embora enquanto não nos livrarmos do jeitinho, e isso demorará muito. Pois uma vez que a água fica suja, adicionar água limpa só diminui a concentração da sujeira, mas não a limpa nunca. Bom, pele menos não na nossa geração, e isso, para um bom e egoísta ser humano, é nunca.