sexta-feira, 23 de novembro de 2007

O Verdadeiro Combate à Pirataria

Encontrei essa notícia muito interessante. Trata-se da estratégia da Paramount e da Warner-Bros de vender DVD's por cerca de US$ 3 na China, pois tentaram vender pelo preço normal e os chineses simplesmente não compram e preferem o pirata que custa cerca de US$1. Eu certamente compraria alguns DVD's originais da lista que apresentei dois posts atrás se eles custassem US$ 3. Aliás acho que esse é o preço justo por um DVD que custa poucos centavos para o fabricante produzir. Pra mim essa é a única estratégia que pode combater a pirataria. Esperemos que a idéia seja implantada também no resto do mundo. Se é viável na China, é viável em outros lugares também, ou não?

7 comentários:

Rodrigo Schmidt disse...

Eu acho que esse o preço baixo "bate" com a realidade da China, onde os salários são baixos e as condições sociais são precárias.

Será que a indústria conseguiria se manter se esses preços fossem adotados no mercado mundial como um todo? Eu duvido.

Unknown disse...

Bem lembrado Rodrigo, mas acontece que as empresas nunca levam as condições sociais em consideração em suas políticas de preços. Se eles estão vendendo por esse preço, estão ganhando algo com isso. E se é possível vender com lucro por esse preço na China, não vejo por que não seria possível pelo menos reduzir significativamente os preços nos outros lugares. Eu acho que a indústria tanto de DVD's quanto de CD's venderia muito mais se tivesse preços menores. O custo de produção de CD's e DVD's é irrisório. Resta amortizar os custos de produção de filmes e músicas e o custo de distribuição, mas acho que o modelo atual paga isso com sobras. Mas se fizerem preços compatíveis com as condições sociais pelo mundo afora, já fico feliz.

Rodrigo Schmidt disse...

Teve uma época em que eu achei que talvez fosse interessante estudar economia para tentar entender esse tipo de comportamento de mercado. Daí eu acabei desistindo porque achei que eu provavelmente iria apenas me decepcionar ao descobrir o tipo de raciocínio imbecil que controla a economia mundial. :-)

Unknown disse...

Rodrigo, qual seria o raciocínio imbecil?

Leandro, te respondi por email.

Rodrigo Schmidt disse...

Eu desisti de estudar economia justamente para não descobrir, então não sei. :-)

Poderia ser uma série de diretivas do tipo "A preferência sexual da Paris Hilton determina o preço da latinha de coca-cola no Japão."

Infelizmente, não acho que a realidade esteja muito longe disso. :-)

Fonseca disse...

Eu entendo chongas de economia, mas acho que se o preço for menor, eles vão vender mais.

Sobre o Play2: tô estudando a situação. hehehe...

Unknown disse...

Trata-se de uma guria aleatória que acessou o blog. Não sei se sabes, mas um blog é acessado por pessoas aleatórias no mundo todo. A Internet funciona assim. Sinceramente achei ridículo e desnecessário esse teu comentário.

O ciume é uma merda.