quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Livro do Mês: 64 Contos de Rubem Fonseca



Estou começando aqui no blog uma coisa que chamei de "Livro do Mês". A idéia é eu sugerir todo o mês um livro que acho muito bom. No início vai ser fácil, pois eu já li alguns livros que achei muito bons na vida. Mas a idéia é que fazendo isso eu faça o possível para ler pelo menos um livro muito bom por mês. Vamos ver se consigo.

Para a estréia, selecionei este 64 contos do Rubem Fonseca. É um baita dum livro e recomendo a todos vocês. Aliás recomendo qualquer livro de contos do Rubem Fonseca. Em primeiro lugar, o bom de ler contos é que podes ler um em um dia, outro daí 6 meses. O tempo pra ler um conto são aquelas 2 horinhas de bobeira no sábado. Não ficas "preso" em um livro por muitas horas ou mesmo dias. Podes ler o livro em doses homeopáticas. Eu recem terminei estes 64 contos, e já tenho o livro há uns 2 anos. Rubem Fonseca é um excelente escritor. Fala de violência e sexo de uma forma única e absurdamente inteligente. Imperdível.

Trecho: Do conto "Feliz Ano Novo"

Puxamos um Opala. Seguimos para os lados de São Conrado. Passamos várias casas que não davam pé, ou tavam muito perto da rua ou tinham gente demais. Até que achamos o lugar perfeito. Tinha na frente um jardim grande e a casa ficava lá no fundo, isolada. A gente ouvia barulho de música de carnaval, mas poucas vozes cantando. Botamos as meias na cara. Cortei com a tesoura os buracos dos olhos. Entramos pela porta principal.

Eles estavam bebendo e dançando num salão quando viram a gente.

É um assalto, gritei bem alto, para abafar o som da vitrola. Se vocês ficarem quietos ninguém se machuca. Você aí, apaga essa porra dessa vitrola!

Pereba e Zequinha foram procurar os empregados e vieram com três garçons e duas cozinheiras. Deita todo mundo, eu disse.

Contei. Eram vinte e cinco pessoas. Todos deitados em silêncio, quietos, como se não estivessem sendo vistos nem vendo nada.

...

Quer mais? Compre o livro ;-).

3 comentários:

Anônimo disse...

tesn que indicar os dois melhores livros:
Marley e eu e o Abusado...
Muito bons.
bj

Unknown disse...

"Marley e Eu" nunca li. O Abusado, do Caco Barcelos é uma boa sugestão. Beijo.

Anônimo disse...

eu sei que não leste mas é muito bommmmmmmmmm
bj.