terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Le Iene



Televisão em geral é uma porcaria, e não recomendo que ninguém perca muito tempo assistindo-a. Mas permitam-me mostrar-lhes o meu programa de TV italiano favorito: Le Iene ("As Hienas"). "As hienas" são uns caras (e umas duas mulheres) que se vestem como MIB's e fazem entrevistas no melhor estilo cara-de-pau aqui na Itália e às vezes em outros lugares do mundo também. Uma época um desses caras esteve no Brasil, infelizmente fazendo reportagens não muito agradáveis. Uma sobre a situação de crianças em favelas e outra sobre os Italianos que vão ao Brasil fazer "turismo sexual". As entrevistas em geral são com caras que sacaneiam a população de alguma forma. E eles fazem perguntas para deixar o cara "xarope" mesmo. Eu imagino que eles recebam denúncias dos telespectadores sobre coisas erradas e vão sacanear com os responsáveis. Tem alguma coisa de Panico na TV, mas os hienas são mais inteligentes, menos toscos e procuram entrevistar (ou sacanear) mais políticos e empresários do que artistas fúteis de TV. Legal que eles disponibilizam na Internet os videos do programa inteiro, então sobre cada reportagem que eu falar vou colocar um link para o vídeo, caso alguém se interesse em conferir. Além desses vídeos que vou mostrar, no site tem outros vídeos de ontem (o programa vai ao ar toda a segunda-feira) e de programas anteriores.

Uma reportagem de ontem, por exemplo, falava das máquinas de refrigerantes e salgadinhos que comem as moedas dos cidadãos na estação de trem de Milão. Eles foram lá testar as máquinas e depois foram entrevistar o responsável. O cara deu migué que as máquinas são velhas, prometeu que vai trocar as máquinas e ainda doou 10.000 Euros "comidos" pelas máquinas pra caridade. Tá aqui o vídeo. Se for ver, é bom saber que "mangiare" significa "comer". Já estive nessa estação algumas vezes. Felizmente nunca comprei nada nas máquinas de lá. As das estações de Trento e de Verona sempre funcionaram comigo ;-).

Um Senador daqui que é tão importante que foi nomeado "Presidente Emerito della Repubblica Italiana", falou um palavrão (ou uma "parolaccia") em um outro programa de TV. Ele falou algo como: "Os iranianos mandaram o Kofi Annan tomar no cu". Aí os caras do Le Iene foram entrevistar esse senador e perguntar pra ele o que pode e o que não pode dizer na TV. Eis o vídeo, muito instrutivo para aprender os palavrões italianos: "stronzo", "testa di cazzo", "vaffanculo", ... A propósito, palavrão na TV aqui é bem mais comum que no Brasil. Pelo menos nesse Le Iene.

Mostraram essa entrevista do Ronaldo gordo, que agora está no Milan, na época em que estava na Inter de Milão.

Teve também essa entrevista com um político que está em seu terceiro mandato como prefeito ("sindaco") em uma cidadezinha aqui da Itália. Detalhe, na Itália, assim como no Brasil, o cara só pode ser reeleito uma vez. Mas esse cidadão, depois de acabar seu segundo mandato, se elegeu como vice de um cara que abandonou o cargo pra ele assumir. Muito boa a entrevista. O hiena pergunta coisas como: "isso aqui é praticamente um feudo então?" E o prefeito: "Mas a lei não diz nada contra fazer o que eu fiz." e o hiena: "A lei não previa que aparecesse um [cara de pau] como o Sr". Além de prefeito, esse maluco é também juiz, procurador geral e tem um cargo no ministério não sei do que. O hiena vai jogando tudo isso na cara do louco. E ele: "mas são serviços prestados que nos engrandecem..." "Engrandece sobretudo ao Sr." interrompe o repórter. E continua: "Quer dizer que aqui na Itália se pode ser ao mesmo tempo juiz, prefeito por 20 anos, estar no ministério, trocar de partido a toda hora..." pra encerrar com chave de ouro o repórter aperta a mão do cara e diz: "Viva l'Italia. Signor super sindaco mega presidente, viva l'Italia!". Eu achei isso impagável. Chorei de rir. Esse repórter barbudo pra mim é o melhor deles. Ah, aqui vai o vídeo.

Vocês devem ter ouvido falar sobre a morte de um policial em um jogo do campeonato italiano esses dias. Isso causou uma comoção aqui e estão querendo implantar leis contra a violencia nos estádios. Uma delas é que o ingresso deve ser no nome da pessoa, que deve apresentar documento para comprar o ingresso e para entrar no estádio. Um hiena conseguiu comprar ingressos no nome de figuras históricas como Benjamin Franklin e Karl Marx para a partida entre Roma e Reggina. Claro, depois o hiena foi conversar com o administrador da firma que faz a venda dos ingressos. Vídeo.

Um último vídeo. Como nem todo programa é útil o tempo todo, esse último é um vídeo com erotismo "leve" de uma guria que está participando do "Grande Fratello", o Big Brother daqui.

Bom, esse é um dos poucos programas que vejo aqui na Itália (também gosto da versão deles do "Show do Milhão"). O Le Iene era ainda melhor quando uma das apresentadoras era a Cristina Chiabotto. Pra mim a mulher mais bonita e charmosa da Itália. Pelo menos das que eu vi. Mas o programa continua muito bom, mesmo sem ela.

Ah, vasculhando o site deles achei esse vídeo aqui, de um programa do ano passado. A hiena (essa é mulher), vai nas farmácias com, uma camera escondida, pedir informação sobre vibradores. Pergunta como funciona, qual os caras recomendam, se é tão bom quanto um penis, se tem contra-indicações, se pode usar tomando antibiótico... Perguntou pra uma senhora que estava olhando ela com cara de apavorada se ela usava e se recomendaria para uma neta. A senhora respondeu que não, que isso não era natural. E a hiena perguntou se então era melhor um homem, e a coroa disse que não, que neste caso é melhor o vibrador mesmo. Muito engraçado.

6 comentários:

Fonseca disse...

hehehehe... Pô, cara, não fala mal da TV... Ela foi parcialmente responsável pelo SENSACIONAL ser humano que sou hoje! HAHAHAHAHA

Unknown disse...

Tá certo Fonseca. Quando eu digo que TV é uma porcaria eu me refiro ao 90% da programação que é composto por novelas, faustão, Zorra Total, Big Brother e outras tosquices. Ver Os Simpsons, Friends, jogo de futebol, Le Iene e outros programas culturais é uma atividade saudável hehehe. Grande abraço.

manoperez (@ivanrodolfo) disse...

Pow deve ser engraçado esses videos mesmo!! Mas não dah para ver aqui no brasil! Fala bem assim: Sorry the content is unavaible from your country.

abraço leo!
Ivan

Anônimo disse...

sem comentários Leonardo, segue a paixão..hum

Unknown disse...

Putz Ivan, que sacanagem. Me prestei a linkar todos esses vídeos pra nada :(.

Valeu por avisar. Grande abraço!!

Unknown disse...

Cláudia, não entendi.