sexta-feira, 26 de maio de 2006

Sistema de Governo Suiço

A Suíça é uma federação de cantões relativamente autônomos, com 20 cantões e seis semi-cantões, sendo o seu sistema de governo um dos mais peculiares de todo o Mundo. O que eu acho mais curioso é que a maioria das leis, sejam municipais, "cantonais" ou federais são aprovadas ou não através de plebiscitos. Desde que eu estou aqui já teve plebiscito para proibir cigarro em bares, para alterar o horário de funcionamento do comércio, sobre experiencias com animais entre outros. O parlamento pode propor e aprovar leis, mas se um cidadão qualquer arranjar um número de assinaturas (tal numero varia dependendo se a lei é municipal, cantonal ou federal) um plebiscito é necessário para aprovar a lei. Da mesma forma, se um cidadão qualquer redigir uma lei e obter o número de assinaturas necessário também rola plebiscito pra aprovar ou não a lei do cara. Isso gera algumas leis absurdas. Parece que tem uma lei que determina que em determinada situação cachorro tem direito a um advogado ou algo assim. Mas em geral acho que é um bom sistema. Evidentemente não funcionaria em um país grande como o Brasil (a população da Suiça é menor que a de São Paulo), mas não deixa de ser um sistema extremamente interessante.

6 comentários:

Anônimo disse...

Olá tio!!!! Como vais? Fui visitar agora de manha tua familia, a Mariana está radiante porque tu virás no aniversario dela, está contando os dias.
Fiquei pouco tempo lá, pois estávam de altas faxinas.
Conseguiste ingresso para a Copa?
Bjs, Karine

Anônimo disse...

eu acho péssimo, separam familias, descriminam crianças....
são uns sanguessugas de grana....cobram até sacola plástica do mercado..fala sério!!!!!
claudia.

Unknown disse...

Oi Karine, Infelizmente não tem mais ingressos :-(. Beijão.

Anônimo disse...

Porra bixo! Cachorro ter direito a advogado não é tão ruim!! Aqui o cara pode roubar o dinheiro do povo o quanto quiser q ele tah protegido, tem imunidade parlamentar e tudo!! E ninguem faz nada!!
Isso ocorre, principalmente, pois eles aprovam as leis q os favorecem!!
Se a população fosse aprovar leis, aqui não daria muito certo tb, não só pelo tamanho! O povo não tem acesso a educação, com isso não tem o minimo de instrução para saber oq é melhor ou pior!! Ou seja, não tem capacidade para reagir a esse tipo de abuso.
As vezes fico pensando que no brasil é melhor ser ignorante e literalmente ignorar tudo que acontece e viver um pouco mais feliz, do que saber tudo q acontece!


AAbraço
Ivan

Unknown disse...

Grande Ivan! Concordo com tudo o que falastes. O esquema mensalão acabar em pizza é ridiculo. Outro detalhe é que aqui (como na absoluta maioria dos paises), ninguem é obrigado a votar. Eu acho que o voto facultativo reduz o número de ignorantes votando, embora não impediria o problema da compra de votos. Mas como tu dissestes, o voto facultativo prejudicaria os deputados e politicos em geral, então votar é obrigatorio e eles nunca vão mudar isso.

Anônimo disse...

Interesting site. Useful information. Bookmarked.
»