sábado, 13 de maio de 2006

Imposto

Os meus colegas de outros países da Europa e dos EUA dizem que é normal, mas eu achei muito estranho e acho que todos os brasileiros também vão achar. Aqui para o sujeito ter uma televisão tem que pagar imposto. E não é mixaria não, o mesmo valor que eu pago para ter TV a cabo pago também de imposto. Punk. Quando o cara perguntou se eu tinha rádio eu fiquei feliz por não ter um rádio. Nem vou comprar depois dessa. O IPVA eu até entendo, pois carro polui, congestiona as ruas, pode causar acidentes, etc. Mas ter uma TV não gera custo nenhum pro Estado, que eu saiba. A grana do imposto vai para a(s) TV(s) e rádios estatais. Como se todo mundo que tem uma TV ou um rádio estivesse interessado nestas emissoras.

9 comentários:

Anônimo disse...

que absurdo.
conhecia a suiça cmo paraíso fiscal.

rodrigo disse...

mas assim a TV estatal consegue produzir coisas que prestam.
Eu acho que devia ter o tal imposto também no Brasil. A televisão faz mal a saúde tanto quanto cigarro e cerveja. Assim, as pessoas assistiriam menos tv e leriam mais.

Outra coisa que podiam fazer aqui era instituir um imposto sobre grandes fortunar. P. ex: Faustãos, Xuxas, Gugus, Silvios Santos, jogadores de futebol pagam 90% de imposto, sobre tudo: renda, merchandising, tudo. hohoho.

Unknown disse...

Paraiso fiscal para quem quer investir grana no País.

Grupis, vendo por esse lado até faz algum sentido. De fato a TSI tem uma programação esportiva legal e tem muito menos propaganda que as outras TVs. Só quero ver se algum canal vai transmitir a copa aqui ou se vou ter que passar o mes todo em algum bar que tenha Sky. O problema é que não importa se tu tens uma TV ou vinte, tu pagas o mesmo imposto. Como todo mundo tem pelo menos 1 TV, mesmo que não veja muito, todo mundo paga o imposto. Como todo mundo paga de qualquer jeito acho que o imposto não contribui para que as pessoas vejam menos TV.

Imposto sobre grandes fortunas acho que não existe em lugar nenhum do mundo. Em geral quem tem grandes fortunas é sempre bem tratado.

Fonseca disse...

A grande diferença é que aí os caras pagam imposto com vontade, pq devem receber algo de volta do governo... Aqui a gente paga imposto chorando...

Unknown disse...

Bom, eles eu não sei, mas eu não pago imposto com muita vontade não, nem aqui nem aí. Falando em governo, qualquer dia desses vou postar sobre o sistema de governo aqui da Suiça, Já adianto que é bem interessante e diferente.

Fonseca disse...

Eu não sei se é na Noruega, tchê... mas lá me disseram que os caras chegam a pagar 70% (será que tô exagerando?) de imposto de renda, mas em retorno têm hospitais, educação de qualidade, segurança, tudo de graça... (ok, "de graça" não é, pq eles pagam imposto, mas eles têm retorno!)

Unknown disse...

Buenas, não sei como funciona nos países nórdicos. Dizem que a Suécia tambem tem um sistema muito bom. Aqui acho que o IR gira em torno de 20%. Nem sei o valor exato, pois é descontado na fonte então na pratica eu simplesmente considero o valor do meu salário liquido e nem quero saber quanto é o bruto pra não ficar muito triste. A educação equivalente a primeiro e segundo graus é gratuita e eu acredito que seja de qualidade (tomara, pois minhas gurias vão estudar aqui por uns tempos). Ensino superior é pago. Segurança é tranquilo. Hospital o cara é obrigado a pagar um seguro-saúde. Tu escolhe o plano que tu queres e tens uma franquia "x" dependendo do plano. Se durante um ano gastares mais de "x" com médico o seguro te paga a diferença. O problema é que quanto menor o "x" mais tens que pagar por mês. Então o que a gurizada aqui costuma fazer é pegar o maior "x" possível pra não ter que pagar muito todo mês e o que acontece é que o cara acaba arcando com o tal seguro e mais as despesas médicas. O seguro acaba só sendo útil se tu tiver um problema realmente grave a ponto de gastar mais de "x" no hospital. Tudo isso deve ser tranquilo para a população em geral, pois os caras ganham bem. Já eu sou estudante e não ganho tão bem assim, sabe como é... mas vamos levando.

Anônimo disse...

Oi leonardo! Estava lendo seu blog e queria saber qt vc paga de imposto na Italia. Eu vim fazer um estagio de 3 meses e no primeiro salario descontaram 39% de imposto!!! Sabe de algum site do governo com as regras da taxaçoes?? tipo, pra quem ganha ate 1000 euros na Franca, nao paga nenhum imposto, pq eh o basico pra viver. Na italia entao eh diferente? Flw!

Unknown disse...

Lorrie,

Eu recebo bolsa de estudos, e não salário. Sinceramente não sei como funcionam as regras de imposto. Mas ouvi falar que é uma percentagem bem alta mesmo. Mas se tu ganha menos de 1000 Euros acho que não deveria ser tudo isso. Eu, como bolsista tenho descontados cerca de 17% :-(

Desculpe não poder ajudar mais. Ali na barra lateral tem outros links para blogs de brasileiros na Itália. Quem sabe algum deles possa te dar mais detalhes. Boa sorte!