domingo, 21 de maio de 2006

Il Codice Da Vinci

Fui ver o filme ontem. Não poderia perder essa chance de conhecer o cinema aqui perto de casa. Até que o cinema é legalzinho. O Kinoplex de Campinas é melhor, mas esse aqui também é um bom cinema. Vi o filme em inglês com legendas em alemão e francês. Ainda bem que eu me viro no inglês. A maioria das pessoas na platéia falava francês ou inglês. Não sei se as pessoas que falam italiano vão em outro cinema, ou em outra sessão, ou todo munodo entende frances e alemão, ou o que. É interessante como mesmo a legenda sendo completamente inutil, a pessoa instintivamente tenta ler. Só pra se dar conta que não entende nada de alemão. O pior era nas partes do filme faladas em francês. Aí ficava falado em francês e com legenda em alemão. Ainda bem que eu já tinha lido o livro e acho que não perdi muita coisa por não saber francês nem alemão.

AVISO: Se tu não vistes o filme e/ou não lestes o livro talvez não queiras ler este post daqui para a frente, pois ele pode conter "spoilers".

Ao contrário do que se poderia esperar não houveram muitas mudanças entre a história do livro e a do filme. Li o livro já há um bom tempo e não me lembro de todos os detalhes, mas posso citar pelo menos duas mudanças mais evidentes: 

1. Enquanto no livro o tal Aringarosa expunha suas idéias a todos no Vaticano, no filme ele age como se fosse um grupo isolado, de forma que o Vaticano não sabe o que ele e seu grupo fazem e portanto o Vaticano não tem culpa de nada no filme.

2. Em nenhum momento do filme existe um envolvimento amoroso entre o Langdon e a Sophia. No livro existe.

No mais, evidentemente o filme é meio que um resumo do livro. Não daria tempo para acontecer em um filme tudo que acontece no livro. Ainda assim achei o filme bom. Não excelente, mas bom. Valeu a pena pagar CHF15.

7 comentários:

Unknown disse...

Eu também gostei ;-).

Anônimo disse...

ganhou do preço de campinas.

Unknown disse...

Pois é, os preços aqui sempre "ganham" :-(

Anônimo disse...

pow eu não vi o filme ainda! Mas acho q no livro oq acontece entre ele e a sophia eh soh um beijinho no final do livro!!
abraço

Unknown disse...

Verdade, mas no filme nem isso.

Fonseca disse...

Eu escrevi que o final do filme explica mais que o do livro, pq eu acho que não tem, no livro, aquela parte na qual ele fala que ela é a descendente de Cristo e tal...

Unknown disse...

Buenas, o que ela não faz no livro é aquele esquema de tentar andar sobre a água, mas quando eu li o livro pra mim ficou claro que ela descende de Jesus. Não consigo agora me lembrar como isso é narrado, mas estava lá, pois eu ssabia da descendencia antes de ver o filme.