quarta-feira, 19 de junho de 2013

Esse é o Brasil!


Não dá pra não falar sobre o que está acontecendo nas ruas do país todo. Sou obrigado a reativar esse blog que estava inativo há mais de um ano. O blog também acordou com o barulho dos últimos (e provavelmente próximos) dias. É espetacular e chega a ser emocionante ver as manifestações pacíficas e apartidárias que temos visto.

Alguns militantes de partidos questionam ou reclamam que o pessoal não tem aceitado manifestações partidárias nos protestos. O motivo é simples, o povo não acredita mais em partidos. E está deixando isso bem claro. Pouco importa qual vai ser a "sigla" que vai melhorar as coisas, desde que as coisas melhorem. Se o PT fizer o que tem que ser feito, ótimo. Se vier o PX, o PY ou o PQP e fizer o que tem que ser feito, ótimo também. Não dou a mínima para a sigla que aparece entre parênteses ao lado do nome do presidente. Partidos não tem relevância nenhuma. O povo está dizendo que partidos não o representam.

Outros dizem que "não se sabe" o que querem e quais as reivindicações dos protestos. A meu ver o que deve ser feito é claro. Basta ler os cartazes. Basta verificar a opinião das pessoas no próprio site da Camara dos Deputados. Todo mundo sabe o que deve ser feito.

Todo mundo sabe que: Tem que acabar de vez com a PEC 37 (e qualquer outro projeto nessa linha) e lançar projetos no sentido oposto, que aumentem a fiscalização e a punição aos corruptos. Tem que se fazer as reformas política e tributária. O Lula vivia dizendo que queria fazer essas reformas mas que não ia ter apoio ou ambiente no congresso. O ambiente é agora, o momento é hoje. Se querem mesmo fazer essas reformas que façam e o povo vai apoiar. Mas tem que ser uma reforma política de verdade, que busque a representatividade da vontade da população, e não uma reforma para fortalecer ainda mais partidos que, sabe-se, não representam ninguém além de seus próprios caciques. Um bom ponto de partida para a reforma política seria o voto distrital. Tem que acabar com os poderes políticos de condenados pela justiça e fazer com que cumpram suas penas. Tem que fazer valer a ficha limpa. Tem que acabar com distorções sem sentido como homofóbicos liderando comissões de direitos humanos e latifundiários chefiando comissões de meio-ambiente (e aqui é outro ponto que tem que estar na verdadeira reforma política, exigir que os indicados para cargos dessa importância sejam pessoas da área, e não usar cargos como moeda de troca por apoio político). Tem que investir os recursos públicos com responsabilidade. Tem que ter vergonha de pagar salários de 800 reais para professores, médicos e policiais. Tem que ter infraestrutura e transporte decente a um preço justo. Tem que diminuir o abismo entre o que se arrecada e o que se oferece em troca à população.

Todo mundo sabe o que deve ser feito. E são muitas coisas, muito mais do que escrevi aqui, fique a vontade para contribuir nos comentários. Só não se faz o que se deve porque mexe no bolso e no poder de muita gente. Mas parece que o povo não aceita mais ser feito de palhaço e quer mudar isso.

2 comentários:

Anônimo disse...

E CONTINUAMOS NA ERA COLONIAL, APENAS SAIMOS DE PORTUGAL PARA OS POLITICOS INCOPETENTES E LADRÕES (Incompetência é a inabilidade de alguém de desempenhar adequadamente uma determinada tarefa ou missão.)
DILMA: MINHA CASA MELHOR CONQUISTOU ADESÃO DE 19 MIL
O novo mecanismo de crédito foi lançado na quarta-feira, 12, em cerimônia no Palácio do Planalto, e representa mais uma aposta do governo na tentativa de reaquecer a economia por meio do consumo.
Quem usar todo o crédito, de até R$ 5 mil, e dividir a compra em 48 meses, pagará uma prestação de até 117,19 reais. Pagar a prestação da casa, a prestação da mobilia, as contas mensais, o supermercado, transporte, ...
Agora veja:
O valor de R$ 678,00 para o salário mínimo de 2013 foi instituído levando em consideração o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), que é a renda país, o quanto ele se desenvolve por ano. Além disso, também calcula-se a inflação, que é responsável por deixar os produtos de diversos setores mais caros.
Conclusão somos e seremos escravos desse Brasil, sem dignidade de uma educação, saude e segurança que são requesitos basicos para a cidadania, e ainda tem gente para aplaudir?

Débora L. Freitas disse...

O caminho não é "partido", é unido. Não é a parte individual, é o social.
Trocadilho triste =S