sábado, 19 de julho de 2008

Livro da Vez:
Meu Nome Não é Johnny - Guilherme Fiuza

Tem alguns temas que parecem inesgotáveis. O tráfico de drogas e a "vida de bandido" entre tiroteios e prisões é um deles. Pelo menos pra mim. Se a coisa for baseada em fatos reais então, melhor ainda. Eu já li "Abusado" e "Estação Carandiru", dois excelentes livros que a esta altura dispensam apresentações. Já vi o "Cidade de Deus" e o "Tropa de Elite" entre muitos outros filmes do gênero. Ontem mesmo eu assisti "American Gangster", com Denzel Washington e Russel Crowe e direção do Ridley Scott. Muito bom filme.

Esse post é sobre mais um livro desse tipo. Desta vez a história de um cara que nasceu na burguesia do Rio de Janeiro, tinha tudo pra ser o que quisesse na vida. E acabou escolhendo ser traficante de cocaína. O livro trata da ascensão e queda de João Estrella, o tal traficante, cujo nome não é Johnny como noticiavam os jornais da época. É um livro menos violento e mais humano que "Abusado", por exemplo. Acho que mostra melhor o lado humano do protagonista. Não há o cenário insólito do morro a ser descrito. O cenário são apartamentos, ruas movimentadas, aeroportos, e outros ambientes que o leitor já conhece, sobrando espaço para o autor focar mais em Estrella, na sua personalidade, desejos e pensamentos.

Enfim, eu sou suspeito para falar, pois como deu pra notar eu gosto do gênero. Mas achei o livro muito bom, e recomendo. Quero muito ver o filme, com o Selton Mello que para mim é um dos melhores (se não for o melhor) atores do Brasil. O problema é que para ver filme brasileiro aqui, só pirateando. E piratear filme brasileiro é crime. Quem sabe eu vejo na próxima ida ao Brasil.

"Meu Nome Não É Johnny" no






Ou na Amazon

Nenhum comentário: