segunda-feira, 7 de abril de 2008

Freud


Eu li nesse fim de semana um livro intitulado "O Mal-Estar na Civilização", do Sigmund Freud, o pai da psicanálise. Impressionante como "o pai da psicanálise" é praticamente um sobrenome do nosso amigo Freud, e eu não consegui fugir de mais esse óbvio "lugar comum". Mas o que eu quero dizer é que o livro é extremamente interessante. Fala da angústia do ser humano em meio a uma civilização que, por um lado, o protege de muitas ameaças como doenças, animais selvagens, crimes (até certo ponto), entre outras mazelas; mas por outro lado tolhe muito de nossa liberdade e dos nossos instintos naturais. É muito bom ler um livro em que se pode perceber idéias realmente originais. Onde podes (e deves) parar a leitura e pensar "Putz, não tinha pensado nisso. Mas faz sentido...hm, mas será que...". Um livro que apresenta novos paradigmas (novos pra mim que nunca tinha lido o Freud, claro). Sou fascinado por livros que me fazem pensar. Não coloquei este como um "livro da vez" porque o "livro da vez" anterior ainda é muito recente e porque quero ler mais coisas de Freud (recebi recomendações abalizadas para ler pelo menos outros dois textos que já estão na minha lista de coisas para ler: "Totem e Tabu" e "Futuro de Uma Ilusão") para depois recomendar o(s) que eu gostar mais. Aliás foi o livro "Jogo de Damas" (post anterior) que me despertou o interesse de ler esse do Freud. Grande David Coimbra.

Nenhum comentário: