segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Festa della Zucca

"Festa della zucca" quer dizer "festa da abóbora". Foi o que teve ontem em Pergine. Eu nem gosto muito de abóbora, mas fui lá conferir. A festa foi em um parque, e estava muito lotado. Pergine é uma cidade pequena e tranqüila. Eu não sei de onde sai tanta gente quando tem algum evento desse tipo. Se uma "festa da abóbora" lota, me parece bem viável fazer eventos turísticos sobre absolutamente qualquer coisa por aqui. Bom, como não sou muito de abóbora comi uma espécie de fritada de maçã. Fatias de maçã fritas. Não era lá essas coisas, mas tudo bem. Depois vi o "show" de um guri que cantava uma versão em italiano de "Johnny B. Goode" com uma peruca estilizada meio black power. Um outro guri com uma peruca semelhante fingia que tocava uma guitarra de madeira e uma guriazinha de uns 7, 8 anos fingia que tocava um xilofone. O mais divertido foi quando mandaram os guris pararem de tocar, pois iria começar um outro show. O guri se indignou e jogou a peruca no chão. Tem tudo para fazer carreira no rock'n roll. O tal show que cortou o barato dos guris era de músicas e danças medievais. Ouvi música francesa, fandangos catalães e bascos entre outras músicas antigas de toda a Europa tocadas com instrumentos medievais estranhos. A platéia sentava-se em bancos de feno. O palco também era decorado com feno e abóboras. Confesso que o laranja das abóboras ficou bonito no cenário verde das montanhas em um dia ensolarado. Não gosto muito de comer abóboras, mas como peças de decoração são bonitas. Aliás a festa toda era decorada em tons de laranja e verde. Um efeito bonito mesmo. Pena que pra variar eu nunca ando com máquina fotográfica. De qualquer forma fica registrado aqui nesse post a "festa della zucca". Ah, já ia esquecendo a atração principal da festa. No fim do dia, jurados especialistas escolheram entre várias candidatas a "zucca delle zucche", ou seja, a "abóbora das abóboras". Parece piada. Os critérios da escolha são tamanho, cor, forma e originalidade. Tá, chega de abobrinha por hoje.

4 comentários:

Andréia Pires disse...

ahhh..sem fotos :S. eu gosto muito de abóboras. :D

Unknown disse...

Irias te divertir nessa festa então Andréia. Tinha doce, bolo, torta e mais um monte de coisas de abóbora, além de abóboras de todos os tipos e tamanhos disponíveis.

La Nostra Italia disse...

Nao tinha a miss abobora? Hahaha!

Aqui onde moro, tem uma cidadezinha que faz uma festa da abobora também e na entrada da cidade tem um "monumento" que é uma abobora grande :D A cidade se chama Sale Marasino, provincia de Brescia e na frente do Lago de Iseo.

Onde é Pergine? Imagino a decoraçao do palco, o cenario... em agosto tem uma festa em duas cidadezinhas da provincia de Brescia, perto de onde moro. E fazem apresentaçoes em estilo medieval. Em uma das cidades, que faz parte de um dos bugos mais bonitos da Italia (chama-se Bienno), quando escurece e tem este evento, vao às ruas acender os postes uns carinhas vestidos como monges...

Unknown disse...

Estava muito bonita a decoração sim. Se eu for esse ano vou levar a máquina fotográfica.

Pergine fica 10Km a leste de Trento. É pertinho. Eu trabalho em Trento e moro em Pergine. São 10 minutos de trem do local onde trabalho até Pergine. Do centro de Trento o trem leva cerca de meia hora.