domingo, 10 de dezembro de 2006

Mercatino di Natale

Fui ontem e hoje no centro. Desde o início de dezembro montaram o tal de "Mercatino di Natale" em uma praça da cidade. É um mercado de Natal que vende artesanato, vinhos, salames, queijos entre outros artigos. Achei legal, mas é o tipo de coisa que as mulheres tendem a achar muito mais legal que os homens, acho. Não, não sou machista apenas entendo que existem diferenças entre homens e mulheres. Mas é legal o tal mercadinho. Um monte de barraquinhas vendendo todo o tipo de presentes de Natal. Mas nesse fim de semana, além do "mercatino", dezenas ou talvez centenas de barraquinhas invadiram o centro todo. E milhares de pessoas vieram ver e/ou fazer suas compras no centro de Trento. Eu não sabia que tinha tanta gente na cidade e nem que tantos turistas viriam fazer compras de Natal aqui. Os vendedores vêm em furgões, estacionam por todo o centro e expõrm seus produtos em barraquinhas por toda a parte. Pra terem uma idéia, hoje eu dei a volta em toda a praça Duomo e não consegui ver aquela estátua do Netuno de alguns posts atrás. A fonte estava totalmente encoberta por tais barraquinhas. Incrível. Para almoçar, impossível. Em qualquer restaurante, filas enormes que te dão a impressão de que esperarás três horas para arranjar uma mesa. Acabei comendo um sanduiche em uma das barraquinhas. Quanta gente. É aquele tipo de situação em que não dá para caminhar direito de tanta gente, mais ou menos como o calçadão de Rio Grande em véspera de Natal. Se eu soubesse que estaria tão lotado teria tirado uma foto pra contrastar com minhas fotos anteriores. Muitas barraquinhas vendendo produtos em lã e couro. Sapatos, jaquetas, toucas, luvas, blusões, meias e toda a sorte de vestiário de inverno é o que mais se vê. Outra coisa que os caras vendem são aqueles balões de gás hélio, aqueles que ficam sempre flutuando e que pode-se encontrar em eventos como a Festa do Mar ou a Fenadoce. Muito comum olhar para a multidão e ver um cavalo, um coração ou um personagem do desenho Cars da Pixar flutuando acima da galera. Deve ser bom para os pais que podem encontrar facilmente seu "bambino" em caso de perda. Se bem que eles andam sempre de mãos com os pais (bom, quase sempre, esses dias dei de cara com um guri chorando "papáaaa, papáaaa" perdido no supermercado). Pode-se encontrar também comes e bebes. Muitos tipos de sanduiches e umas castanhas torradas na hora que parecem ser tradicionais em toda a Itália. Provei um tal de "vin brulé" que descrevo como um quentão. Mas sem cachaça, provavelmente deve ser só vinho quente com canela e/ou outras especiarias. Sem dúvida uma boa pedida no inverno esse vin brulé. Por falar em inverno, cadê a neve? Até agora nada. Nessa época ano passado Lugano (e dizem-me Trento também) já estava branca. Será que vou passar o Natal sem neve esse ano? Que coisa mais estranha. Por falar em Natal ainda não tenho nenhum plano para essa data. Aparentemente todos os meus colegas daqui bem como os de Lugano tem planos de ir pra algum lugar. Por enquanto estou ficando só. Mas vou acabar pensando em alguma coisa ou encontrando alguem que esteja meio perdido por aqui como eu. Segue o baile. Abraço pra vocês.

Nenhum comentário: