segunda-feira, 20 de março de 2006

Lugano vs Ambri Piotta

Finalmente fui ver uma partida de hockey no gelo, o esporte número um por aqui. Muito legal o jogo. Principalmente por ter sido uma partida decisiva. O HC Lugano é o time da cidade onde moro, e por isso mesmo o meu time de hockey favorito. O Ambri Piotta é um time de uma cidadezinha aqui perto. O Lugano e o Ambri são os dois times grandes da Suiça Italiana, de forma que o jogo é uma espécie de GreNal. Alem disso, o confronto que eu fui ver ontem foi o jogo 7 em um playoff (melhor de 7). O Ambri tinha ganho as três primeiras partidas e quando ninguem mais acreditava, o Lugano foi lá e venceu as três partidas seguintes, empatando a série. Fui obrigado a ir ver o jogo 7. Seguem fotos comentadas.


Torcida do Ambri. Na faixa diz "Até a última flecha." Acho que o time tem algo a ver com índios, pois algumas bandeiras da torcida tinham um indiozinho. Como se não bastasse eu ter aturado o Bugre Campineiro por mais de dois anos.


O HC Lugano entra em campo (ou na quadra, na arena, na pista, no rinque ou seja lá qual for o termo em portugues para esse lugar aí onde os caras entraram) com seu tradicional uniforme preto amarelo e branco, embora a torcida e a imprensa se refira ao time como "alvinegro" ("bianconeri").


E esse é o time do Ambri Piotta. O destino sempre me leva a torcer contra times azuis, ou "biancoblu". Hockey se joga com cinco para cada lado mais o goleiro, mas as substituições são muito frequentes. Não se troca um jogador por outro, e sim um time por outro. Cada time tem três ou quatro "linhas" que se revezam no jogo.


Esses caras cantaram o jogo inteiro, que nem torcida de futebol. "Bianconeri AAEE!" "Forza Lugano!" e várias outras musiquinhas de torcida em Italiano que eu não consegui entender.


Começa a peleja! Hockey é um jogo muito rápido. Se tu piscar na hora errada os caras já estão do outro lado da "pista". Foi legal, pra mim e pra torcida local, que o time do Lugano dominou toda a partida. Talvez fosse mais emocionante se tivéssemos ganho de virada ou algo assim, mas a vida não é um filme. Ter virado a série de 0-3 pra 4-3 já foi espetacular.


Falei que o Lugano dominou toda a partida. Antes da metade do segundo tempo (são três) já estávamos com 4x0. O placar indica o quarto gol do Lugano, marcado pelo finlandês Hentunen. Isso que nesse momento o Lugano tinha um a menos, pois o placar também indica que tem um cara ainda com um minuto e três segundos de suspensão a cumprir. No hockey quando tu fazes falta ficas de fora por dois minutos ou até o adversário marcar um gol, o que acontecer primeiro. O bom de ter três tempos é que tem dois intervalos pra tomar uma cerva. Ah sim, aqui, ao contrário do Brasil, ainda vendem cerva nos "estádios".


A muralha Ronnie "Roogs" Rüeger. Pelas armaduras que os goleiros usam deve doer levar um tirambaço com um disco de hockey.


Uma disputa bem pertinho de onde eu estava.


O jogo terminou 5x1 pro Lugano, e despachamos o Ambri com flecha e tudo. Neste varal aí da foto estão pendurados os seis títulos suiços do Lugano. quem sabe no fim da temporada a gente pendura mais um aí. Que venha o Kloten! Na outra semi-final se enfrentam o Rapperswil e o Davos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ciao, sono capitato per caso sul tuo blog...interessante :) ! Buona continuazione!

Unknown disse...

Ciao, grazie por la visita!